fbpx

Como aprender mais rápido: Técnicas úteis

Usar técnicas para aprender mais rápido é necessário para se atingir vários objetivos na vida.

Ao estudar para aquele concurso público é natural tem um certo desespero devido a densidade do conteúdo que é cobrado.

Geralmente envolve também muitas disciplinas que você nunca viu, com isso você precisa correr para aprender e assimilar o máximo de conteúdo possível.

Para fazer o curso dos seus sonhos o aprendizado rápido também é um diferencial.

A preparação para prestar o vestibular envolve muitas matérias, destrinchados em vários assuntos. Por isso, caso você queira realmente fazer o curso que deseja sabe que será necessário muita dedicação.

Porém, o que ocorre em muitos casos é uma grande dificuldade para assimilar todo conteúdo necessário seja para uma prova de concurso vestibular um projeto na empresa uma nova atividade ou qualquer coisa que demanda de um aprendizado necessário.

Então pensando nisso vamos trazer algumas dicas muito legais de como você pode aprender mais rápido e consegui dominar qualquer assunto.

Explore vários meios de aprendizado

Primeiro você deve fazer uso de todos os meios possíveis para te ajudar a aprender mais rápido e com mais facilidade e eficiência.

Existem vários formatos que podem te auxiliar como apostilas, vídeos, palestras, livros e podcast.

Mas talvez você esteja se perguntando como que usar vários meios e formatos diferentes podem contribuir para tornar o seu aprendizado mais rápido, vamos explicar.

O que ocorre é que quando você explora todas essas formas mencionadas cada um ativa uma parte do seu cérebro e então quanto mais partes forem ativadas melhor e maior será o seu aprendizado.

Você pode, por exemplo, unir a leitura de um livro ou de um apostila com assistência a uma vídeo aula.

Fazer resumos e anotações também é um ponto interessante o que deve ser feito por você.

Os exercícios tem um grande poder de fixar qualquer assunto e não é à toa que são assim nomeados, exercícios de fixação.

Por isso, sempre que você estudar todo o material faça muitos e muitos exercícios essa é uma forma muito eficiente de aprender e testar se você absorveu o conhecimento sobre aquele assunto ou não.

Deixe o celular longe de você

Hoje vivemos em uma sociedade altamente dependente da tecnologia e todas as suas funcionalidades. Uma grande dependência se dá em relação ao celular.

Grande parte das pessoas em todo mundo gastam boa parte do seu dia acessando o celular, seja para realizar uma chamada, para manter uma conversação através de alguma plataforma, fazer compras pela internet, pesquisar algum assunto, ler alguma notícia ou simplesmente fica rolando a tela de alguma rede social.

O grande problema é que toda essa escravização aos smartphones são impeditivos para um aprendizado rápido e eficiente.

Isso ocorre porque uso demasiado do celular nos faz perder o foco com facilidade e acabar dando mais atenção ao celular do que o assunto que está sendo abordado.

É bem verdade que ter a capacidade de realizar multitarefas é muito importante em nossa rotina, por outro lado, se tratando do estudo isso pode levá-lo a se perder facilmente e não aprender ou demorar um tempo absurdo para isso.

Ainda que você consiga aprender alguma coisa estando distraído  esse conhecimento não vai ser tão útil com isso seu aprendizado não será eficiente, além disso, essa não é a forma de como aprende mais rápido.

Por que isso acontece?

Isso acontece porque o nosso cérebro tem dois tipos de aprendizado que é o aprendizado declarativo e o aprendizado por hábito.

No aprendizado declarativo você absorveu aquele conteúdo e sempre lembrará dele quando necessário. Já no aprendizado por hábito você irá memorizar depois de muitas repetições.

Uma forma interessante de ilustrar esse tipo de aprendizado e a diferença entre eles é por pensar na discagem de um determinado número de telefone.

Ao discar este número todos os dias você gera um aprendizado por hábito e acaba memorizando o local onde está as teclas que você digita, mas é muito provável que sim o aparelho você não irá conseguir saber qual é o número para ligar.

Isso porque na verdade você decorou a localização de cada tecla e não memorizou o número em si.

Se tratando dos estudos e em como aprender mais rápido, quando você dividir sua atenção entre uma diversão como um smartphone ou televisão e o estudo você acaba gerando um tipo de aprendizado predominantemente por hábito, em vista das distrações que foi submetido.

O grande problema é que para o estudo o aprendizado declarativo é o tipo ideal.

Mescle o estudo de várias disciplinas juntas

É muito incomum encontrar pessoas que tenham o hábito de estudar apenas uma disciplina por semana e acham que essa é a melhor forma. Porém, isso é um grande erro e geralmente essa rotina é muito improdutiva.

Quando você mescla várias matérias numa semana e algumas no mesmo dia o seu cérebro se forçar a estar atento aquilo que está estudando.

Quando você estuda por muito tempo uma única matéria o seu cérebro fica habituado e deixa de prestar tanta atenção ao assunto,acaba estudando meio que no automático.

Nesse caso o ideal seria dividir o estudo por ciclos. Sempre que concluíram ciclo você deve iniciar uma nova disciplina e ir mesclando ao longo dos tempo.

Para manter o foco uma dica muito boa é utilizar o método pomodoro. Neste método você dá pausa de 5 minutos depois de ter estudado por períodos que giram em torno de 30 a 45 minutos.

No momento da pausa você pode se dar ao luxo de receber alguma recompensa por ter estudado.

Essa recompensa pode ser qualquer coisa que você goste e que te faça bem como por exemplo um chocolate, mexer no celular, ouvir uma música ou simplesmente descansar.

  

 

 

Escrever seus resumos a mão ajuda em como aprender mais rápido

Essa talvez seja uma dica muito difícil para quem não tem o hábito ou não goste muito de escrever, mas de qualquer forma escrever os seus resumos de próprio punho contribui e  muito para o seu aprendizado.

Isso acontece porque geralmente ao fazer resumos digitados a tendência é simplesmente fazer uma transcrição daquilo que foi dito ou daquilo que foi lido. Já quando se escreve e se faz anotações manuais a informação será retida de forma melhor.

Uma coisa muito útil e que faz uma grande diferença em como aprender mais rápido é ensinar aquilo que você aprendeu a outra pessoa.

Sempre ouvimos que se você não pode explicar determinado assunto a outra pessoa é porque não está dominando esse assunto de fato, podemos dizer que isso é verdade.

Então quanto mais você falar a outras pessoas sobre o que aprendeu e for capaz de fazer isso melhor e mais rápido será o seu aprendizado. A informação ficará mais facilmente retida em seu cérebro por que você aprendeu de verdade, isso contribui em como aprender mais rápido.

você também pode simplesmente ler as suas anotações e o seu resumo para si mesmo e em voz alta para outras pessoas.

Pode até mesmo promover alguns debates para comentar um pouco sobre o assunto e ouvir perspectivas diferentes que talvez você não tenha percebido.

Ligue a matéria e a informação que aprendeu com algo que você conhece para ajudar a aprender mais rápido

Sempre que aprender alguma coisa tem que trazer isso para sua realidade e pensar em exemplos que você tem no dia a dia.

Caso não tenha identi nenhum exemplo uma boa dica para te ajudar é fazer uso de filmes. Assista vários e vários filmes que podem trazer esses exemplos e aplicações de conhecimentos em coisas rotineiras.

Quanto mais conhecimento você a trazer para sua realidade mais fácil e fixado na sua mente aquele conhecimento estará, seu aprendizado será de forma leve e rápida.

todo e qualquer objetivo na vida é necessário que estejamos bem mental e física para alcançar.

Por isso, se tratando dos estudos é importante manter uma rotina de hábitos saudáveis para que o aprendizado ocorra de modo satisfatório.

Alguns hábitos saudáveis que devem ser cultivados é ter uma boa noite de sono, tem uma alimentação adequada e equilibrada e praticar exercícios físicos.

Esses são pontos que por mais que você ache desnecessários farão uma grande diferença no final em como aprender mais rápido.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp