fbpx

Como aprender matemática de verdade

O estudo das ciências exatas sempre foi um ponto de dificuldade para a maioria das pessoas. A matemática, por exemplo, é uma disciplina que causa grandes dores de cabeça e aflições nos estudantes. Inúmeras dúvidas pairam sobre suas cabeças sobre como aprender matemática.

Dentre as disciplinas de maiores dificuldades a matemática ganha um percentual de quase 42%.

Porque a matemática é considerada tão difícil?

Nas disciplinas sociais ou humanas você pode dominar perfeitamente um assunto mas não ser um expert em outro. Existem ligações entre si, é bem verdade, mas não é algo taxativo.

Trazendo a realidade para matemática, para desenvolver cálculos é necessário ter os conhecimentos por trás daquele cálculo, do contrário é muito provável que você não consiga resolver.

Se você deseja fazer uma equação de primeiro ou segundo grau, por exemplo, é imprescindível que você domine os cálculos básicos de multiplicação, divisão subtração e adição.

Então, pode-se dizer que a matemática é uma disciplina acumulativa. Ou seja os conhecimentos adquiridos em uma determinada série serão utilizados na série seguinte ou no assunto seguinte.

O medo atrapalha

Outra coisa é que todo o medo que permeia a esta disciplina contribui para que seja ainda mais difícil aprendê-la. Em geral as pessoas não tem facilidade com matemática já abrem o livro acreditando que é impossível aprender.

A forma com que a disciplina geralmente é passada também não contribui para torná-la atraente. A matéria geralmente é exposta com descobertas, estudos e fórmulas.

Em muitos casos, os alunos necessitam de um estilo de aprendizado mais dinâmico para absorver de forma eficiente o conteúdo abordado.

Também, a matemática é uma matéria que exige esforço, dedicação concentração. Além disso, é importante que todo o conteúdo seja bem treinado, nesta disciplina a prática leva à perfeição.

Uma questão interessante é que muitas pessoas que conseguem facilmente estudar para diversas disciplinas, quando preciso estudar para matemática simplesmente criam um bloqueio e não conseguem.

Em alguns casos isso acontece por conta de alguma experiência ruim com o professor ou uma experiência ruim de forma geral com a matéria. Trabalhar esse bloqueio é um passo importante para perder o medo da matéria.

De qualquer forma, é importante fazer uma análise das maiores dificuldades que o aluno possui para definir os melhores meios de aprendizado.

Então vamos trazer algumas dicas úteis de como estudar matemática de forma eficaz e eficiente.

 

 

  

Escolha um bom local

A matemática é uma disciplina que necessita de atenção e concentração para absorver o conteúdo abordado, por isso o local será um diferencial na hora de aprender melhor e estudar.

O ideal é que se escolha um local mais calmo e tranquilo livre de distrações perturbações.

Além disso, o nível de iluminação para o espaço deve estar adequado de forma que você possa ver os materiais com facilidade e não ter dificuldade para enxergar nada.

Também a iluminação vai te ajudar a ficar mais atento, uma vez que pouca luz envia ao cérebro a mensagem do que está na hora de desligar, ou dormir.

Procure fazer o uso de uma cadeira confortável e que te ajude a manter uma posição adequada e conte com mesas para apoiar os seus materiais sem dificuldade.

Procure manter todos os materiais necessários perto de você para evitar que você levante sem necessidade, o que poderia gerar distração e atrapalhar o seu aprendizado.

Determine um horário para poder aprender matemática

Ter disciplina é um aspecto importante para estudar qualquer disciplina. Criar o hábito e ter horários definidos para estudar pode te auxiliar a manter essa disciplina.

Quanto mais você criar o hábito de estudar mais se tornará leve.

Além disso, muitas pessoas tem um horário para serem mais produtivas, você pode fazer uma análise sobre isso e pensar no horário que você absorve mais facilmente o conteúdo e aprende de forma melhor. Então depois de pensar sobre qual seria esse período do dia mantenha o hábito de estudar nele.

Escolha o material ideal para te auxiliar a como aprender matemática

O nível de aprendizado de cada um é algo a ser levado em consideração na hora de definir escolher o material que será utilizado para estudo. Algumas características que devem conter no material são, por exemplo: vários exercícios e exemplos.

Se ainda se tiver alguma dificuldade, você pode contar com ajuda e pedir indicação ao seu professor ou alguém que você sabe que pode te ajudar.

Hoje temos vários meios para aprender, de diversos formatos. Você pode fazer uma análise do tipo de material ideal a você.

Geralmente mesclar e fazer uso de diferentes formatos podem trazer muitos benefícios. Você pode depois de ler um conteúdo na apostila, por exemplo, assistir uma vídeo aula para absorver melhor o conhecimento. Para testar e praticar você pode fazer exercícios constantes na própria apostila ou em um site de resolução de questões.

É possível encontrar vários sites que possuem questões e simulados para resolver, com isso você vai fixar o que aprendeu e analisar o desempenho para saber se está aprendendo de fato ou não.

Além de poder identificar os pontos que você está apresentando mais dificuldade e então pensar em formas de trabalhar esses pontos.

 Não dispense a teoria de como aprender matemática

É natural que o estudante pense que matemática é única e exclusivamente prática e que a conteúdo teórico deve ser dispensado. Porém o processo funciona de forma um pouco diferente, tanto para matemática como fazer várias outras disciplinas de ciências exatas é importante considerar o conteúdo teórico. Ele vai servir de base para a resolução das questões e aplicação de forma prática.

O que acontece é que um aluno que não tenha estudado e entendido a teoria da matéria terá muita dificuldade em fazer as resoluções práticas.

Treine bastante

Como dissemos acima a prática leva à perfeição e se tratando de matemática essa é uma verdade absoluta.

Depois de ter entendido e absorvido e e cimento teórico é importante partir para a prática e fazer isso de forma contínua.

Você deverá fazer a interpretação das questões que estão sendo cobradas para iniciar a resolução. Também, caso já tenha resolvido alguma questão é importante que faça uma correção se houve alguma incorreta.

Você pode também criar questões com base nos assuntos que foram abordados nos livros apostilas e aulas. Essa é uma excelente maneira de aprender e fixar tudo que foi considerado.

Crie uma meta de resoluções diárias. Você pode iniciar com poucas questões e avançando no decorrer do tempo cada vez mais. O treino vai fazer você aprender de verdade e tornará mais fácil saber como aprender matemática.

Não fique com dúvidas

Sempre que surgir alguma dúvida você não deve ter vergonha alguma de solucioná-la. Procure o seu professor e exponha a questão que não entendeu perfeitamente, esse é um aspecto muito importante para o seu aprendizado.

Caso não tire todas as suas dúvidas isso irá impedir seu progresso e fazer com que você não entenda os assuntos a frente.

Conforme falamos para vocês a matemática é uma matéria acumulativa então você precisa de conhecimentos que já foram abordados para resolver aqueles que estão sendo estudados no momento. Caso você não tenha compreendido algum ponto e tenha resultado dúvidas não conseguirá fazer as atividades e entender os outros assuntos uma vez que não tem uma base inicial.

Consulte os gabaritos somente depois de ter resolvido por si só

É verdade que os gabaritos podem te ajudar a ver se a sua resposta está correta ou não, mas e apressadamente fazer essa consulta pode impedir o seu progresso.

O ideal é que não se consulte o gabarito até que você tenha esgotado todas as opções e tentado de todas as formas resolver aquela questão.

Só então é que deverá consultar e vê se a sua resposta está errada. Caso esteja, pense num motivo que o levou a resolução incorreta pensando em formas de fazer diferente.

Quanto mais você se esforçar cada vez mais questões estará podendo resolver. Quanto mais erros você detectar e pensar em formas de chegar a opção correta mas benefícios isso trará para você e menos dúvidas restarão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp