fbpx

Como educar seus filhos apesar dos desafios

Saber como educar os filhos e oferecer um aprendizado de qualidade pode ser uma tarefa difícil para muitos pais. É verdade que a escola pode contribuir muito para o desenvolvimento e conhecimento, mas a maior responsabilidade sobre educação e futuro das crianças é dos próprios pais.

Quando todo o trabalho é realizado de forma solo a situação tende a ser ainda mais complicada.

Na maioria dos casos essa realidade está atrelada às mães, cada vez mais famílias são chefiadas por mulheres. Em razão dessa questão, elas precisam equilibrar-se entre desenvolver atividades para sustento dos filhos e sua educação.

Apesar de todas essas problemáticas, existem alguns pontos positivos. A era de tecnologia que estamos inseridos possibilitou facilitar a educação e aprendizado dos pequenos. Vamos elencar algumas formas de educar os filhos usando todas as oportunidades.

 

 

Use a internet para auxiliar em como educar seus filhos

Dispositivos como smartphones, tablets e computadores com acesso à internet facilitam o acesso a livros, informações e aulas online.

Os pais não precisam necessariamente comprar esses aparelhos para seus filhos, pois podem usar os seus próprios para ensiná-los. isso pode até ser mais eficaz, uma vez que com isso os pais podem supervisionar seus filhos para garantir o uso adequado desses aparelhos.

Exponha aos meios de comunicação em massa educativo

Os jornais e alguns programas televisivos são fontes de informação. É verdade que tais meios podem não ser tão eficazes porque, mesmo quando os alunos de aprendizagem lenta não entendam o que está sendo ensinado eles não conseguem levantar a mão para fazer perguntas como fazem em sala de aula.

Então, neste caso os pais podem assistir aos programas juntamente com os filhos caso possuam disponibilidade e, então desmistificar o que os filhos não conseguiram entender.

Esta metodologia pode até contribuir para lapidar aquilo que o filho costuma assistir.

Coloque-se no lugar dos professores ao pensar em como educar seus filhos

Você passou pela escola, não foi? Bem, os professores introduzem tópicos, ensina discutem, respondem perguntas, aplicam testes, ajudam nas correções e repetem o mesmo processo infinitamente.

Você não precisa transformar o lar em escola, mas pode encontrar um meio termo entre ser um professor e um pai ou responsável, por pensar em como os professores calmamente ajudam os alunos todos os dias.

Use recompensas em como educar seus filhos

Alguns professores notam que alguns alunos têm melhor desempenho na escola porque seus pais prometem uma certa quantia em dinheiro, uma viagem ou um presente que vale o esforço. Não estamos dizendo que você deve pagar os seus filhos para entender o que eles devem aprender mas estamos falando sobre dar-lhes motivações.

Não precisa ser nada de outro mundo,pode ser uma coisa simples que eles gostem como um milk-shake, uma pizza.

 

Crie um ambiente ideal de como educar seus filhos

Traga todos os materiais de estudo a que você tiver acesso, pendure gráficos na parede caso seja possível.

No momento destinado para seus filhos estudarem, certifique-se de que há silêncio adequado no local, desligando rádios TV ou celulares.

Além disso, certifique-se de que as tarefas destinadas ao seu filho já estão devidamente cumpridas para evitar que eles tenham que se levantar depois de já estarem acomodados para o estudo. Ou seja, os pais precisam criar uma programação e atmosfera ideal.

Ensine-lhes habilidades para a vida

como educa seus filhos
como educa seus filhos

Além de passar conhecimentos e aprendizado técnico para o seu filho como o português, matemática, história, geografia, é importante também passar outros tipos de conhecimento que serão úteis na sua vida e os farão desenvolver habilidades importantes.

Tais atividades podem incluir fazer algumas tarefas domésticas como cozinhar, lavar roupa etc. Além disso, fazer confecção de artesanato ou praticar  agricultura.

Também aprender algum atividade de defesa pessoal e praticar exercícios físicos são atividades interessantes.

Além de dar habilidades que seu filho usará em toda sua vida elas podem aprimorar habilidades cognitivas e obediência a instruções.

Eduque seus filhos mostrando o poder do voluntariado.

como educa seus filhos
como educa seus filhos

Seu filho nunca é muito jovem para começar a trabalhar como voluntário em sua comunidade, mesmo que tudo que ele possa fazer seja sorrir para uma pessoa que precisa de cuidados.

Não deixe seus filhos pensarem que o voluntariado é apenas algo que eles deveriam fazer no ensino médio para preencher seu estágio na faculdade; ensine-os que é importante retribuir à comunidade com a maior frequência possível.

Há um número infinito de maneiras de doar seu tempo, seja trabalhando em uma campanha local de comida, passando algumas horas por semana em uma casa de repouso ou trabalhando como voluntário em uma cozinha comunitária.

Seja voluntário sempre que puder e traga seu filho junto para que ele possa ajudar. Essa habilidade, mesmo que não pareça é uma ferramenta e forma de como educar seus filhos.

 

 

Exponha seu filho a pessoas de todas as esferas da vida.

Seu filho nunca é muito jovem para começar a trabalhar como voluntário em sua comunidade, mesmo que tudo que ele possa fazer seja sorrir para uma pessoa que precisa de cuidados.  Não deixe seus filhos pensarem que o voluntariado é apenas algo que eles deveriam fazer no ensino médio para preencher seu estágio na faculdade; ensine-os que é importante retribuir à comunidade com a maior frequência possível. Há um número infinito de maneiras de doar seu tempo, seja trabalhando em uma campanha local de comida, passando algumas horas por semana em uma casa de repouso ou trabalhando como voluntário em uma cozinha comunitária.  Seja voluntário sempre que puder e traga seu filho junto para que ele possa ajudar. Essa habilidade, mesmo que não pareça é uma ferramenta e forma de como educar seus filhos.   Exponha seu filho a pessoas de todas as esferas da vida.

Se o seu filho está acostumado a conviver apenas com pessoas brancas de classe média alta, ou pessoas de classe média, ou qualquer tipo de pessoa com quem você se rodeia, então ele não desenvolverá uma consciência da existência de uma variedade de culturas, níveis socioeconômicos , e realidades que contribuem para fazer o mundo funcionar. Certifique-se de levar seu filho para fora de sua zona de conforto até que ele sinta que pode conversar ou estar perto de qualquer tipo de pessoa.

Muitas pessoas não são expostas a pessoas de etnias ou classes diferentes até irem para a faculdade; não faça seu filho esperar tanto tempo. Esse é um importante aspecto de como educar seus filhos.

Viaje com seu filho o máximo que puder.

Isso não significa que você deva levar seu filho a férias chiques na França todo verão; significa que você deve viajar o máximo que puder para uma variedade de cidades, estados ou até países, se seu orçamento permitir. Deixe seu filho ver que existem muitos tipos diferentes de pessoas no mundo; eles podem parecer diferentes e falar uma língua diferente, mas no fundo, nem todas as pessoas são tão diferentes.

Se seu filho está ciente de muitos estilos de vida e culturas diferentes desde cedo, ele não crescerá para separando as pessoas por diferentes culturas do mundo usando expressões como “nós” e “eles”.

Faça com que seu filho seja grato por tudo o que ele tem.

O Dia de Ação de Graças não deve ser o único momento em que seu filho para e pensa sobre o que realmente o agrade. Seu filho deve compilar uma “lista de gratidão” pelo menos uma vez por semana, talvez antes de dormir, para que esteja sempre pensando em todas as coisas pelas quais deve ser grato – uma família amorosa, boa comida na mesa, um teto sobre sua cabeça – e todas as coisas que muitas pessoas no mundo não têm.

Se seu filho adquirir o hábito de recitar essa lista como um mantra, a gratidão se tornará uma segunda natureza para ele e isso o ajudará cada vez mais em como educar seus filhos.

Informe seu filho sobre outros países.

Mesmo que você não tenha orçamento para viajar para outros países é possível saber como educar seus filhos com aquilo que possui. Seu filho deve ter um globo e alguns livros sobre outros países o mais cedo possível. No início, você pode apenas brincar com o seu filho, ajudando-o a memorizar as capitais e bandeiras de cada país. Conforme seu filho fica mais velho, você pode falar sobre a relação entre os diferentes países e a importância do respeito mútuo entre as nações.

Ajudar seu filho a desenvolver a consciência sobre a existência de outros países o ajudará a não pensar que seu próprio país é o centro do universo. Isso influenciará seu filho a tomar decisões mais justas e justas no futuro.

Faça seu filho responsável por seu mau comportamento.

Se seu filho cometeu um erro, por mais inconsequente que pareça, ele precisa aprender a admitir que fez algo errado e a se desculpar por isso o mais cedo possível. Não deixe seu filho se safar fazendo o que quiser mesmo antes dos quatro ou cinco anos. Comece a deixar seu filho saber que ele fez algo errado e que deve sentir vergonha por isso. Essa é uma forma importante de como educar seus filhos.

Não deixe seu filho culpar outras crianças, o clima, um amigo imaginário ou o que quer que seja por seu mau comportamento – crie o hábito de seu filho admitir que fez algo errado e que não tem ninguém para culpar, mas a si mesmo.

Ensinar a seu filho a responsabilidade por suas más ações o tornará mais propenso a reconhecer quando ele ou ela fez algo errado quando adulto.

Lembre-se de ser amoroso e receptivo quando seu filho admitir que cometeu um erro. Ensinar responsabilidade não significa que você tenha que fazer a criança se sentir péssima. Elogie-a por sua ação e diga que ela pode ser perdoada.

ACOMPANHE DE PERTO O APRENDIZADO DO SEU FILHO EM TEMPOS DE QUARENTENA SAIBA MAIS AQUI:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp