fbpx

Como escrever correto: Dicas infalíveis

O português é uma necessidade constante para comunicação do dia a dia, ou seja, é preciso escrever de forma correto. É verdade que o princípio para que exista comunicação é que a mensagem passada do transmissor para o receptor seja plenamente entendida, independente se a escrita foi correta ou não

Entretanto, escrever corretamente pode ser um ponto crucial para encontrar um emprego, por exemplo. Ainda que você não seja profissional da área de letras eu não pretendo ser um professor escrever corretamente é algo que deve ser inserido na sua vida.

Por incrível que pareça, pesquisas apontam que escrever de forma errada pode contribuir até mesmo para minar um relacionamento amoroso ou até impedir que você consiga um.

Uma enquete realizada com 200 mulheres em um aplicativo de relacionamento voltado especificamente para o mundo feminino, constatou que homens que escrevem e se comunicam adequadamente possuem 59% de chance de serem selecionados para uma conversa e talvez desenvolver relacionamento.

Algumas pessoas sentem-se atraída pela inteligência do outro e observam se a sua escrita está correta ou não.

Pensando nisso e para ajudar vocês, vamos trazer algumas dicas e exercícios que poderão melhorar a escrita e ajudar você escrever corretamente de uma vez por todas.

É verdade que a nossa língua não é nada fácil é repleta de sinônimos e formas diferentes para construção de uma frase, porém, é possível escrever corretamente.

Toda a miscigenação de culturas em nosso país contribuiu para a termos essa amplitude e leveza em nossa língua.

Por que é importante escrever corretamente?

como escrever certo

Dominar o português conforme falou assim para mim pode refletir tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Caso você esteja à procura de mim o português de fato será considerado e pode definir ou não a sua contratação.

caso já esteja no mercado de trabalho dominaram português também é importante uma vez que erros grotescos podem levar a confusões e em alguns casos até mesmo a prejuízos para empresa. Com certeza dominar o português é algo essencial.

Até mesmo se você quiser aprender uma nova língua é importante antes de tudo dominar a sua língua nativa.

Não estamos dizendo que você deve ser um escritor profissional, mas que inserir o português corretamente em sua vida vai te ajudar em vários aspectos dela.

Então uma vez que já falamos um pouco sobre a importância de uma escrita correta vamos as dicas que podem te ajudar a melhorá-la continuamente.

Como melhorar a escrita

Consulte o dicionário para escrever correto

Primeiro, a consulta ao dicionário deve ser algo rotineiro para você até que você se habitui e tenha a escrita na palavra em sua mente.

Além de te ajudar a conhecer como uma palavra é escrita em sua forma correta essa ferramenta também vai te auxiliar a ampliar seu vocabulário. Caso você veja uma palavra que não conheço eu não saio significado pode recorrer ao dicionário e descobrir essa informação.

Hoje existe uma infinidade de dicionários que podem te auxiliar. Eles podem ser facilmente acessados até mesmo pela internet.

Caso prefira é possível baixar um dicionário em forma de aplicativo e pelo a mão para acessar e consultar sempre que precisar.

Escreva bastante

Segundo, a melhor forma de melhorar algo é praticando. Como sempre ouvimos, a prática de algo é que levará à perfeição.

Então você pode criar uma programação e sempre que tiver um tempo praticar a escrita no começo ou no fim do dia. Mas tenha paciência consigo mesmo você pode ir no ritmo mais lento e avançando aos poucos o importante é não deixar de praticar pelo menos uma vez por dia.

Pratique o português correto no dia a dia

Terceiro, além de treinar a prática do português de forma aleatória, você pode também utilizar toda a oportunidade para escrever corretamente em atividade do dia a dia.

Quando for conversar com os amigos em uma rede social vou fazer uma publicação e atente sempre a escrita das palavras.

Se for mandar um e-mail procure analisar todas as palavras e pesquisar aquelas que não sabe para que estejam corretas.

Esse exercício é bem importante porque nas redes sociais como Facebook WhatsApp Instagram é comum que a gente se desleixe um pouco mais relaxando a questão da escrita. Nessas plataformas é muito comum o uso de abreviações essa prática pode contribuir para impedir que se escreva corretamente.

Podemos dizer que esse exercício irá cortar o mal pela raiz e estimular a escrita correta em qualquer tipo de conversação ou atividade.

Revise seus textos para ajudar a escrever correto

Quarto, sempre que escrever um texto procure fazer uma análise criteriosa daquilo que foi escrito. Ao encontrar uma palavra que você escreveu mas que tenha dúvidas a respeito da escrita, pesquise e corrija se necessário.

Esse exercício contribui para verificar não só palavras que foram escritas corretamente mas frases que não fazem sentido, erros de acentuação, pontuação, etc.

Nesta dica você poderá pedir ajuda de alguém. Pensa que a pessoa leia seu texto identifique algum ponto que ela veja que precisa de correção. Caso ela não entendi a mensagem ou alguma frase é um sinal indicativo de que deve ser alterado.

Desative o corretor ortográfico

O quinto ponto pode ser de dificuldade para muitas pessoas. É natural a habituação a coisas facilitadas devido a era digital a qual estamos inseridos.

Mas toda essa facilidade pode contribuir para não sabermos a forma correta de escrever uma palavra, uma vez que o corretor corrige automaticamente. Por isso, é um exercício interessante desativar o corretor e então seremos obrigados, por assim dizer, a saber a forma certa de escrever uma palavra.

Com o uso do corretor é natural que ele corrija a palavra e nos desapercebemos da forma correta de ser escrita, nem se atente a ela. Então basicamente ficará difícil escrever corretamente dessa forma.

Depois para ter certeza se as palavras estão corretas você pode ativar o corretor e ver as sugestões de alteração. O importante está atento às sugestões e aprender com elas.

Copie textos

Copiar os textos é uma forma de fazer você conhecer as palavras e as formas corretas de elas serem escrita, então contribui para escrever correto. Você pode, por exemplo, depois de ler um livro, selecionar trechos que você achou interessante e transcrever a informação na íntegra. Provavelmente ao fazer isso você terá acesso a palavras que nunca tinha visto antes. Também pode acontecer de ver que uma palavra que você acreditava ser escrita de uma determinada forma é, na verdade, escrita de outra.

Essa técnica te ajudará na construção de bons textos e na escrita de forma correta.

Estude a língua portuguesa para escrever correto

Bom, com essa dica não estamos querendo dizer que você deve estudar exaustivamente a nossa língua nativa. Mas, para aprender a escrever cada vez mais corretamente um pouco de estudo será muito bem vindo.

Veja os tipos de palavra que você mais sente dificuldade e faça uma leitura sobre elas. Sempre que descobrir uma palavra nova anote-a e consulte sempre que você precisar. Isso te ajudará a entender melhor a língua, as regras e excessões para construção de palavras e vai aumentar bastante seu conhecimento.

Basicamente essas são algumas dicas que podem ser incorporadas na sua rotina diária que farão você a escrever correto.

Além disso, estes exercícios poderão te ajudar a construir bons textos e também melhorar o seu vocabulário. A escrita e o vocabulário são coisas que andam juntas e por isso ao melhorarem um ponto é natural que se melhore outro.

No entanto, você não precisa se desesperar e querer aprender um dicionário inteiro em um dia. O processo de aprendizado é uma construção a ser feita etapa por etapa. Cada vez que você aprender algo novo estará pronto para aprender mais.

O ponto em questão é ter paciência consigo mesmo e não desanimar. Verá que será muito animador descobrir o quanto você pode aprender e o quanto você pode fazer todos os dias.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp