fbpx

Como estudar em Portugal: Saiba tudo!

Partir para uma experiência internacional, como estudar em Portugal, por exemplo, é o desejo de muitos alunos, principalmente aqueles que irão iniciar uma graduação.

Estudar em outro país é algo que promove muito aprendizado. Entretanto os medos e desafios de se mudar e encarar um mundo totalmente novo é iminente.

Hoje falaremos para vocês sobre como estudar em Portugal, mas  primeiro vamos falar dos benefícios que uma experiência fora da sua nacionalidade pode proporcionar.

 

 

 

Melhora o currículo

Como estudar em Portugal: Saiba tudo!

A experiência de viver internacionalmente cai bem com os empregadores, mostrando que você tem experiência em lidar com pessoas de diferentes culturas, além de um nível mais alto de adaptabilidade. Se você pode explorar um novo país ao mesmo tempo que aprende habilidades para conseguir um emprego decente de bacana, então está indo muito bem

 

Atualizar suas habilidades no idioma

Lembra das línguas estrangeiras que você aprendeu na escola? Eu também não. Atualize-os estudando no exterior; você pode se surpreender com o quanto você se lembra. Ter aulas extras de idioma enquanto estiver no Brasil também pode ser uma ótima maneira de conhecer coisas novas sobre a língua.

 Viver em um país estrangeiro é completamente diferente de um feriado

Você realmente poderá experimentar seu local de estudo em longo prazo, adquirindo conhecimento local, como onde vende o melhor café, quais armadilhas para turistas evitar e como obter o máximo de sua nova cidade

Contato com diferentes pessoas e culturas

como estudar em portugal
como estudar em portugal

Sua exposição a muitos tipos diferentes de pessoas não apenas o ajudará a desenvolver suas habilidades pessoais, mas também lhe dará um conhecimento mais profundo de outras pessoas, especialmente aquelas de culturas diferentes.

Faça amigos para a vida toda

Você pode não amar cada pessoa que encontrará, mas é provável que conheça pelo menos um amigo para toda a vida (se você for bom em manter contato, é claro). Uma experiência de estudo internacional compartilhada é uma ótima maneira de se relacionar com seus colegas estudantes.

Estude e aprenda de maneira diferente

Frequentemente, aqueles que estudam no exterior experimentam uma forma completamente nova de ensino. Isso pode ser assustador, mas também abrirá sua mente para novas maneiras de aprender.

Ganhe independência

como estudar em portugal
como estudar em portugal

Estudar e morar no exterior exige que você seja independente, sem a segurança do conforto de sua casa. Veja isso como um novo desafio excitante (em vez de algo assustador).

 Aprenda a autossuficiência

Mudar-se para o exterior e estudar em Portugal é o teste final de autossuficiência. Quando (ou se) você voltar, provavelmente dependerá menos dos outros e assumirá mais responsabilidade por si mesmo.

 Você obterá um maior conhecimento de diferentes culturas

A sensibilidade cultural não é apenas uma qualidade que alguns podem ser acusados ​​de carecer; também é algo que você pode desenvolver enquanto estuda no exterior!

Veja sua própria cultura através de uma nova lente

É fácil aceitar sua própria cultura como absoluta, mas morar em outro país pode ajudar a reformular seu ponto de vista sobre sua cultura natal, permitindo que você desenvolva seus próprios pontos de vista em vez de simplesmente aceitar aqueles definidos por sua origem

 

 

Como estudar em Portugal te fará Saber mais sobre você

Jogar-se em um ambiente completamente novo o ajudará a descobrir no que você é bom, bem como no que você não é tão bom. Essas são coisas que podem ser desenvolvidas durante sua experiência de estudo no exterior.

Como estudar em Portugal te ajuda a se tornar um adulto

Acelere a transição de adolescente para adulto saltando para o desconhecido. Você terá que se virar sozinho, comprar suas próprias refeições e lavar suas roupas, mas tudo valerá a pena

Como estudar em Portugal te faz ter experiência de vida

Uma das razões principais para estudar no exterior é ganhar experiência de vida. Você aprenderá a organizar sua vida e condensá-la em uma mala, lidar com situações imprevistas, ser independente e autossuficiente.

Seja espontâneo e aventureiro

Quando você está a milhares de quilômetros de casa, a espontaneidade e a aventura são suas melhores amigas. Abra sua mente para novas experiências e pontos turísticos, por exemplo, e a diversão virá até você.

Você aprende a apreciar mais as coisas menores

Estudar no exterior pode significar que você tem ainda mais posses do que a média dos alunos, e estar muito mais longe de casa pode realmente fazer você sentir falta dos confortos familiares que você considerava garantidos. Bem-vindo a uma recém-descoberta apreciação de tudo, desde a comida de seus pais até ter mais de dois pares de sapatos para escolher

Estudar em Portugal é uma experiência inesquecível

Mesmo que seus amigos fiquem entediados de ouvir sobre isso (aviso: eles ficarão), sua experiência de estudar no exterior permanecerá com você por muito tempo.

Apreciará mais sua família

Quaisquer lembranças de discussões dos pais ou rivalidade entre irmãos serão amenizadas em comparação com suas lembranças de como eles são incríveis. Da mesma forma, eles terão tempo para esquecer todos os seus atributos menos atraentes também … Quando você voltar, esses relacionamentos parecerão muito mais fortes!

O financiamento de estudantes internacionais está se tornando mais comum

Estudar no exterior não precisa deixar você sem um tostão, pois cada vez mais instituições e órgãos governamentais estão oferecendo bolsas de estudo exclusivas para estudantes internacionais.

Aumente suas perspectivas de emprego internacional

Embora você sempre possa voltar para casa no final de seu tempo como estudante internacional, muitos optam por ficar e se candidatar a um visto de trabalho. Mesmo se você voltar para casa ou decidir procurar trabalho em outro lugar, a experiência internacional proporcionada por estudar no exterior provavelmente será vista com bons olhos pelos empregadores.

Porque “a variedade é o tempero da vida”

Pode ser algo que seu pai diga quando opta por um sabor diferente de suco  no supermercado, mas é verdade; mudança, variedade e novas experiências são o que fazem a vida valer a pena. Misture um pouco: estude no exterior!

Portugal se tornou o destino da maioria dos brasileiros por vários motivos, um deles é a similaridade  com nosso idioma. Vamos agora falar então o que é necessário e como estudar em Portugal.

Como estudar em Portugal com ENEM

Sim, é possível estudar Portugal usando o Exame Nacional do Ensino Médio, tal possibilidade foi ofertada aos brasileiros em razão de parcerias do INEP com as instituições de Portugal, tendo Coimbra como a universidade pioneira nesse processo.

Para se inscrever e saber como estudar em Portugal nesta modalidade, basta acessar o site das universidades e verificar se a sua nota está dentro do mínimo exigido. Geralmente a candidatura é composta por três fases.

Como estudar em Portugal: pós-graduação

O processo de pós-graduação funcionam diferente do ocorrido para a graduação. Neste caso é necessário que o aluno apresente alguns documentos como histórico escolar, cartas de recomendação e diploma de conclusão do curso. Entretanto, cada instituição possui suas particularidades e exigências específicas que podem ser consultadas por meio dos sites oficiais.

Como estudar em Portugal como intercambista

Para aqueles que não pretendem estudar todo o seu curso no Brasil e partir logo para o território estrangeiro, é possível sim fazer um intercâmbio em Portugal. Existem bolsas que oferecem tal possibilidade. Um exemplo é o programa de bolsas ibero-americanas do Santander, por meio deste programa é possível concorrer a bolsas e receber um valor para se manter no país.

Um ponto importante a se destacar de como estudar em Portugal, é que todos as universidades são pagas e os valores variam de universidade para universidade. Estudantes brasileiros, por exemplo, podem encontrar universidade com mensalidades por 700 Euros, como é o caso de Coimbra.

O visto para adentrar às terras portuguesas pode ser solicitado junto ao consulado do país, o qual irá definir a categoria de acordo com o período que eu estudante permanecerá.

Caso você deseje trabalhar enquanto está estudando lá em Portugal, o que é muito provável, basta passar por um processo burocrático que custa em torno de 40 Euros e então obter tal autorização.

Uma diferença de como estudar em Portugal, que vale a pena destacar, é que em Portugal o ano letivo começa somente em setembro para que os alunos possam aproveitar a alta estação, que é julho e agosto. O segundo semestre do ano letivo então, inicia-se em fevereiro e vai até junho.

Então, gostou de saber como estudar em Portugal? Malas prontas para partir para o País?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp