fbpx

Como estudar para prova de forma eficiente

A época de provas é um período de muito estresse e nervosismo por parte de alunos ou pessoas que precisam prestar algum tipo de prova, pensar em como estudar para prova gera calafrios nos estudantes.

Sempre quando há necessidade para preparação de uma prova a ansiedade grita em tom bem alto por todo nosso corpo.

É verdade que a ansiedade antes de uma prova é algo natural, porém, quando isso ultrapassa os limites e atrapalha sua vida e desenvolvimento é importante ter cuidado e pensar em formas de lidar com ela.

Até porque a ansiedade pode até mesmo impedir que você se concentre e estude com eficiência.

Existem diversas formas de poder lidar com essa questão. Algumas ferramentas e técnicas podem equilibrar e diminuir ansiedade.

Por que é importante controlar a ansiedade ao realizar as provas e antes delas?

como estuda para as provas

Toda a pressão envolvida para lidar bem com a prova pode gerar um quadro de ansiedade. Além disso, lidar com inúmeras tarefas do dia a dia pode agravar esse quadro.

Acúmulo de matérias ou outros tipos de problemas aumentam o nível de estresse e ansiedade.

O ponto é que para ter um desempenho satisfatório na prova é importante ter e manter a ansiedade sob controle. Caso isso não seja feito, é muito provável que todo esse medo Tome conta de você e o impeçam de fazer uma boa prova, causando um esquecimento momentâneo, o famoso branco.

De fato, controlar a ansiedade não é uma tarefa tranquila e fácil, exige esforço e um trabalho constante.

A pressão não irá simplesmente desaparecer, o que pode ser feito são exercícios para manter seus efeitos equilibrados.

Bom,  falamos um pouco acima para vocês sobre esse importante assunto que é a ansiedade, bem como suas consequências, como por que deve-se controlá-la, vimos que fazer isso é muito importante pois, mesmo que você tenha estudado muito a ansiedade pode fazer o seu desempenho cair.

Mas então, agora que você já sabe como controlar o nervosismo talvez esteja se perguntando como de fato pode estudar e se preparar para prova em si. Vamos a algumas dicas úteis e práticas que você pode incorporar na sua rotina de estudos.

Faça exercícios físicos

Falamos para vocês que a ansiedade impede o bom desempenho, então é compreensível que sejam adotadas medidas para trabalhar esse ponto. A prática de exercícios físicos é uma excelente ferramenta para isso.

Está cientificamente constatado que praticar atividades físicas pode reduzir consideravelmente os níveis tanto de ansiedade quanto de estresse.

Além disso, por meio dos exercícios físicos você será bem sucedido em como estudar para prova, uma vez que eles assim aumentam o raciocínio rápido e melhora a qualidade da memória.

Com isso, vemos que vale a pena tirar um tempinho para inserir as atividades físicos em sua rotina de como estudar e se preparar para uma prova.

Durma bem

Assim como os exercícios físicos, uma boa noite de sono tem reflexos positivos em vários aspectos da nossa vida, o que inclui como estudar para prova.

Além de ser um remédio natural potente para combater a ansiedade, dormir bem deixará o corpo e a mente preparados para os desafios que podem ser enfrentados, tais como estudar para prova.

Mantenha uma atitude positiva

De fato, estudar para prova é um momento que gera muitas preocupações, mas manter uma atitude positiva e confiante em si mesmo tanto na preparação quanto na aplicação da prova contribui para diminuir a ansiedade e consequentemente melhorar o desempenho do aluno.

Uma atitude positiva tem bons efeitos em vários Campos da nossa vida, nos estudos pode ser uma forte ferramenta para conseguir a nota desejada.

Procure superar o medo de desafios

A vida é permeada de desafios, deve-se entender que esses desafios precisam ser superados. Alguns, de fato, serão muito mais difíceis do que outros e de qualquer forma todos eles devem ser tratados como uma forma de aprendizado e melhoria constante.

Estude em pequenos blocos, distribuindo bem o tempo

Tendo um bom controle e distribuindo o tempo com inteligência você irá desenvolver muito bem sua rotina de estudo. Ainda terá tempo para outras atividades que são importantes. Além disso, poderá descansar.

O que você pode fazer? Faça uma programação de estudo dividindo cada período em blocos diferentes, com isso,  sua mente vai aumentar os níveis de concentração e absorção de informação. Isso porque você terá uma rotina muito bem organizada, evidenciando as prioridades.

Faça uso de diferentes formas de como estudar para prova

como estuda para a s provas

Estudar por longos períodos pode ser algo maçante e cansativo, é por isso que desenvolver métodos e formas diferentes de estudar faz toda a diferença.

Existe uma infinidade de formas de como estudar para uma prova deixando o momento mais fácil e prazeroso. Você pode, por exemplo, fazer anotações em post its para consultar e revisar os assuntos sempre que for preciso.

Além disso, você pode pensar em perguntas, anotá-las e tentar respondê-las sem fazer consulta ao material. Caso veja que ainda tem dúvida e ainda não está dominando algum assunto, você pode se aprofundar mais nele e pensar no que te fez errar aquela questão.

Outra forma muito interessante diferente de estudar que, com certeza, vai te deixar muito empolgado e facilitar o seu aprendizado, é fazer gravações em vídeo em áudio de aulas e tirar um tempo para ouvi-las.

Deixe todas as distrações bem longe de você

Todos os aparelhos e coisas que podem te distrair são impeditivos para o seu progresso, isso porque os dispositivos como celular, televisão, etc podem fazer você perder a concentração e tirar o foco do estudo. Isso vai fazer com que você deixe de absorver o conteúdo e prejudique seu aprendizado.

Na hora de estudar, o ideal é procurar um ambiente que tenha pouca movimentação e seja silencioso. Além disso, procure avisar as pessoas que está ocupado, isso vai fazer com que você não fique tentado a manter uma conversação com elas no momento que deve ser  dedicado ao estudo.

Faça uma programação organizada de como estudar para prova mas não seja rígido demais

como estuda para as  provas
como estuda para as provas
É verdade que ser bem organizado e ter toda uma programação é importante para o seu progresso nos estudos, entretanto, não seria sábio você estudar sendo rígido demais e inflexível. O ideal é que tenha um cronograma organizado, mas também reserve um tempo para descansar ou para alguma atividade que você goste. A questão aqui é apenas que a diversão não deve se sobrepor todo tempo do estudo.

Caso tenha ocorrido algum problema não se desespere, busque correr atrás do prejuízo, por assim dizer, no dia seguinte e retomar a sua programação.

 

Tenha hábitos antes de estudar para prova

Antes de iniciar sua rotina de estudos busque cumprir algumas atividades importantes. Caso não faça, é provável que se o cérebro fique concentrado nelas impedindo que você estude de forma satisfatória.

Outro ponto também é ter em mente tudo que você vai precisar como caderno, canetas, apostilas.

Para te motivar e tornar o momento mais leve você pode preparar um lanche, além de beber bastante água.

Também, o ideal é que você não estude pouco antes de dormir isso porque seu cérebro precisa descansar para ter uma rotina proveitosa de estudo.

Todas as dicas apresentadas aqui vão ser muito úteis para vocês. Sabemos que estudar para a prova e fazê-la não são coisas fáceis, necessita de preparação e programação. Por isso, controlar ansiedade e  se organizar de forma correta para os estudos vai fazer toda a diferença.

Algo que não podemos deixar de mencionar é referente a não desanimar. Algumas vezes você verá assuntos que tenha muita dificuldade, não os trate como algo impossível de aprender. Trabalhe essa dificuldade com dedicação e usando meios diferentes de aprendizado para verificar o que será melhor.

Acredite em você, no seu potencial e não desista! Lembre-se de que nenhum conhecimento e esforço é em vão, mesmo que não tenha o desempenho esperado de primeira, toda a bagagem acumulada fará grande diferença numa segunda chance.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp