fbpx

CURSO ONLINE GRATUITO: COMO FUNCIONA E QUEM PODE FAZER

Os cursos online trouxe uma grande mudança para o modelo de estudo realizado anteriormente. É possível até mesmo fazer um curso online gratuito.

A realidade vivenciada e apresentada há anos possibilitava apenas que quem dispusesse de tempo e recursos poderiam estudar com professores num modelo de ensino tradicional.

Entretanto, tal cenário sofreu alteração, conforme mencionado, pela possibilidade de estudar até mesmo de casa, definindo seus próprios horários e por um custo muito menor.

O mais interessante é que é possível até mesmo reduzir esse custo há zero, com algumas plataformas online gratuitas que falaremos mais adiante para vocês.

Antes de mais nada, vamos adentrar um pouco a esse mundo e nova realidade do mundo letivo.

Não existe uma fórmula única para o que constitui um excelente curso online, embora em bons cursos o aluno sinta um grande senso de comunidade e investimento no empreendimento. Mas um curso online é mais do que a apresentação de informações ou palestras. Os cursos online exigem interação, direção e feedback.

Para que os cursos acadêmicos online funcionem, os pais e alunos precisam estar extremamente motivados. Os alunos passivos e sem foco se saem muito melhor em um ambiente onde o adulto é o responsável pela aprendizagem. Mas dificilmente isso ocorre, portanto, é necessário haver disciplina e foco para se sair bem nos curso online.

Em uma sala de aula presencial existe uma interação constante e uma cobrança e acompanhamento mais assíduos, no curso online isso muda um pouco e o aluno precisa ser sua maior fonte de motivação para cumprir com os calendário.

Desafios

CURSO ONLINE GRATUITO

Na aprendizagem formal, a avaliação é a moeda do progresso. Boas pontuações em tarefas e testes são fundamentais. Professores criativos inventaram outras maneiras de avaliar o aprendizado, geralmente fazendo com que os alunos criem projetos e apresentações.

A avaliação é mais desafiadora em um mundo virtual, onde é mais difícil medir os aspectos quantitativos e intangíveis da aprendizagem, e é fácil para o aluno trapacear com as avaliações convencionais. A avaliação deve incluir aspectos intangíveis e também deve oferecer vários meios de demonstrar a aprendizagem, incluindo projetos individuais e em grupo e apresentações online.

A questão mais interessante é como incorporar a avaliação ao aprendizado pessoal, quando não há presencialidade. A avaliação, se feita de maneira atraente, pode encorajar os alunos, ajudá-los a acompanhar seu progresso e obter um sentimento de realização.

Como funciona a Interação no curso online pago ou gratuito

 curso online pago ou gratuito
Como funciona a Interação no curso online pago ou gratuito

A interação sofre alterações do curso online pago ou gratuito para um presencial, dentro de alguns campos. Vejamos quais.

 
 
Com o instrutor

Feedback do instrutor sobre uma dissertação, tarefa ou teste, ou respostas a perguntas levantadas em uma palestra. Online, o feedback pode ser privado (por e-mail ou mensagem direta) ou público (fórum de discussão).

O instrutor pode moderar as discussões online, inserindo alguns comentários nas discussões para manter os alunos concentrados, adicionar clareza a uma discussão ou fazer outra pergunta para que os alunos pensem mais profundamente.

Num âmbito presencial o retorno pode ser mais imediato, enquanto online é necessário haver um período de espera.

Com outros alunos
curso online gratuito
curso online gratuito

Uma aula presencial pode promover quase que obrigatoriamente uma interação com colegas mas se tratando de um curso online os alunos podem interagir com o resto de sua classe nas áreas de discussão de um curso.

Esse tipo de curso não pode ser individualizado, porque você precisa que todos os alunos interajam em torno do conteúdo do curso aproximadamente ao mesmo tempo. Os alunos gostam de trabalhar com outros colegas em discussões ou talvez em projetos de grupo.

A discussão online permite que mais alunos discutam do que em uma curta aula presencial, dá espaço para os alunos tímidos falarem e ajuda a calar os alunos autoritários ou agressores.

Um estilo pessoal

As aulas devem dar um toque pessoal, como se estivessem falando diretamente com o aluno por meio de um vídeo chat. Uma abordagem é usar frases de segunda pessoa que se dirigem diretamente a “você”, o aluno, como em “Agora vou mostrar a você …” e “então você fez uma nova descoberta, que …” Uso de segunda pessoa tem uma longa história em guias, livros de autoajuda, manuais  e outras formas de escrita que pretendem se dirigir ao leitor sem que o instrutor esteja realmente presente. Da mesma forma, a avaliação online pode dar um toque humano.

Como o curso online pago ou gratuito difere do aprendizado tradicional?

Em muitos aspectos, não é: os cursos online são tão educacionais e robustos quanto seus equivalentes em sala de aula.

A maior diferença entre o curso online pago ou gratuito e presencial é que os alunos online podem estudar em qualquer lugar e a qualquer hora. 

Em um ambiente de sala de aula, tanto os instrutores quanto os alunos devem estar disponíveis no mesmo local ao mesmo tempo. Mas todos os envolvidos em um curso online têm a liberdade de trabalhar na hora e no local que melhor lhes convier.

Outro ponto também de diferença é a questão do custo. O curso online apresenta um custo em torno de 20% menor do que os cursos presenciais, esse costuma ser um ponto decisivo para escolha dessa modalidade.

Tecnologia

curso online gratuito
curso online gratuito

A tecnologia e formatos em que serão disponibilizados os conteúdos é um ponto de destaque nos cursos online. É necessário haver tecnologias multimídias capazes de entregar o conteúdo com rapidez e qualidade.

um outro ponto que pode ser citado também é a questão da experiência uma aula presencial direito com outros alunos e professores bem como visitas técnicas e outros se tratando curso online esse processo se obtém e o nível de experiência com o externo muito menor.

Além disso o alcance entre curso presencial e a distância muda bastante. Geralmente um preço presencial é limitado numa determinada área e uma quantidade de vagas, por outro lado, desculpe jornal possui um alcance muito maior.caso um aluno mole até mesmo em outro país ainda assim é possível realizar um curso de sua própria casa. devido ao fato de não ser necessário instalações físicas para acomodar nos alunos o curso online possibilita que muito mais alunos façam parte de uma mesma classe.

bom mas não podemos dizer que não existem benefícios em se fazer um curso online. Na verdade essa modalidade tem obtido um número elevado de procura e adesão pela sua flexibilidade e inúmeras vantagens. É possível ter um ensino de qualidade, a qualquer hora, de qualquer lugar e por um preço muito menor.

Mas já pensou se pudesse ter tudo isso por um custo zero? conforme falamos acima para vocês existem algumas plataformas que disponibilizam esse tipo de curso e é justamente sobre isso que vamos falar agora.

Curso online gratuito

SEBRAE

O Sebrae é uma plataforma muito conhecida por ofertar em cima para empreendedores, mas ela vai muito além disso. Pessoas que estão em busca de conhecimento sobre diversas áreas podem acessá-la e estudar com qualidade e gratuitamente.

O SEBRAE possui uma leque variedade de cursos online, com diferentes cargas horárias. Conta com tutoria e canais de comunicação para atendimento e dúvidas.

Além do curso online gratuito, o SEBRAE disponibiliza inúmeras funcionalidades para o empreendedor que podem ser aplicadas de diversos modos.

Senado Federal

O Senado federal possibilita o aprendizado por meio de curso online gratuito através de sua plataforma do Saberes Senado.

Os cursos também são variados, tanto sobre o ambiente legislativo quanto voltados à formação e informação de qualquer cidadão. Por exemplo, é possível encontrar na plataforma cursos sobre Leis e assuntos de português, como acordo ortográfico, ou conhecimentos em geral como comunicação.

O curso online gratuito do Saberes Senado podem ser realizados com ou sem tutoria, com diferentes cargas horárias e com flexibilidade para estudar conforme o ritmo do aluno.

Fundação Bradesco

A fundação Bradesco é uma escola virtual com curso online gratuito e  voltados para diferentes áreas que são administração contabilidade e finanças desenvolvimento pessoal e profissional educação e tecnologia.

o curso online da fundação Bradesco além de ser gratuito é disponibilizada para qualquer pessoa desde que tenha  no mínimo 16 anos e possua ensino médio completo ou em andamento.

Além disso, é recomendado o entendimento da língua inglesa, informática e redes.

O curso possui diferentes cargas horárias e conta com níveis desde o  iniciante.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp