fbpx

Educação à distância e seus benefícios

Vivemos em uma realidade diferente daquela  que éramos acostumados a vivenciar. A popularização da internet e tecnologia alterou vários aspectos da vida das pessoas. Um desses aspectos refere-se ao ensino e educação,por exemplo, hoje a educação à distância é mais comum do que se imagina e está presente no cotidiano de boa parte da população.

Se antigamente para estudar era necessário se deslocar longos períodos até a universidade ou local para realizar um curso, a modernização simplificou esse processo e deixou a forma de aprendizado muito mais versátil.

O que é ensino à distância?

Alguns especialistas definem ensino à distância como um método de estudo em que professores e alunos não se encontram em uma sala de aula, mas usam a Internet, e-mail, ou outro meio virtual para ter aulas.

Simplificando, o ensino à distância é quando os alunos não precisam se encontrar face a face com professores e outros colegas para estudar. Todavia, é importante destacar que isso não significa que não se aprende.

Qual é a diferença entre o  ensino à distância e presencial?

1. Localização

Educação à distância e seus benefícios
Educação à distância e seus benefícios

A aprendizagem online pode incluir o uso de ferramentas e plataformas online de forma similar a um ambiente de sala de aula normal. O ensino à distância é remoto e não inclui interação constante presencial entre aluno e professor. Já o ensino presencial necessita de espaço físico para alocar todos os alunos.

2. Interação

A aprendizagem online, como dito acima, pode incluir interação com professores e colegas, entretanto, de forma esporádica. Por exemplo, para eventos como realização de provas, cursos extras ou encontros previamente acordados.

As ferramentas de aprendizagem online são frequentemente usadas para criar ambientes de aprendizagem que se familiarizem a aula presencial.. Isso ajuda a manter os alunos envolvidos na aula e no material.

O aprendizado online também ajuda os professores a economizar tempo de preparação antes da aula. Com a ajuda de ferramentas educacionais online, os professores podem passar mais tempo corrigindo trabalhos, dando atenção individual aos alunos e talvez até conseguindo algum tempo livre para si mesmos em sua agenda de trabalho ocupada.

Como funciona educação a distância?

Como funciona educação a distância?

O ensino à distância  inclui pouca interação pessoal com um instrutor ou colegas de estudo. Os alunos estudam sozinhos em casa e o aprendizado é mais individual e varia na velocidade e no cronograma de acordo com cada aluno e sua disponibilidade.

O ensino à distância, na verdade, depende das ferramentas educacionais do aprendizado online. 

Como a educação a distância é remota, ela pode conectar estudantes a universidades em todo o mundo, tornando-a mais acessível para estudantes em diferentes países. Também é conhecido por ser mais acessível, o que é outro fator que ajuda a tornar a educação mais acessível a muitos estudantes em todo o mundo e em diferentes níveis socioeconômicos.

educação a distancia
educação a distancia

Uma única aula gravada ou um único professor pode atingir milhares de alunos com seu conhecimento. Além disso, não se faz necessário ter grandes laboratórios e espaços físicos para alocação dos alunos. Todos esses pontos tornam os custos envolvidos para realização da educação à distância mais barato, e com isso os valores pagos pelos alunos para estudarem dessa forma caem consideravelmente.

Os benefícios do ensino à distância

Conforme mencionado acima, os alunos podem estudar em universidades de todo o mundo, mesmo que não possam viajar para o país de sua preferência. Isso permite que as melhores universidades estejam disponíveis para alunos que, de outra forma, não poderiam frequentar devido à distância, finanças ou outras circunstâncias.

O ensino à distância é extremamente importante para aqueles que não podem frequentar os programas devido a complicações de saúde, grave ansiedade social, horários de trabalho ocupados ou demandas de serem pais, ou quaisquer outras situações que exijam a permanência em casa.

Programas online atendem alunos que preferem ou precisam de educação à distância.

A educação a distância pode ser ideal para alunos que podem ter restrições físicas ou de saúde, aqueles que vivem em áreas remotas, ou aqueles que não podem ir à escola devido ao horário de trabalho apertado ou precisam cuidar de uma família. Isso oferece oportunidades iguais para as pessoas acessarem o ensino superior, apesar das restrições ou localização.

Pode dizer que a educação à distância é um marco e uma conquista para o ensino. Através dele o leque de oportunidades foram amplamentes abertos a muito mais pessoas, pessoas essas que, devido às duas circunstâncias, muitas vezes nunca imaginaram que poderiam um dia concluir uma graduação ou fazer um curso de um conhecimento em específico.

Tipos de ensino à distância

1. Cursos online

Os cursos online são geralmente oferecidos como aulas adicionais em graus tradicionais. Contanto que os alunos tenham computador e acesso à Internet, eles podem aprender e receber instruções em casa. É possível realizar inúmeros cursos onlines, hoje existem milhares de empresas que oferecem esse tipo de serviço.

O interessante é que existem curso tanto online quanto pagos. Ainda outros permitem acessar todo o material e realizar os estudos, mas condicionam o recebimento do certificado a o pagamento de um valor determinado.

2. Cursos Híbridos

Os cursos híbridos combinam as configurações tradicionais da sala de aula com o aprendizado online em casa. Isso pode significar que os alunos aprendem individualmente em casa e se encontram para receber instruções ou palestras em determinados intervalos durante o curso. A quantidade de aprendizado em casa e aprendizado em sala de aula varia para cada curso híbrido.

3. Aulas de conferência

A conferência permite que alunos e professores se encontrem para a aula em tempo real, seja em um grupo ou individualmente com um instrutor. Usando o telefone ou bate-papo com vídeo, como Skype, alunos e professores podem participar de aulas ao vivo, independentemente da distância.

O que funciona melhor pra você?

Agora que você tem um resumo da definição de ensino à distância e os diferentes tipos disponíveis, pode decidir se é a opção certa para você e sua vida. Muitos alunos consideram o ensino a distância uma forma gratificante e prática de receber um ensino de qualidade, sem a necessidade de frequentar uma universidade tradicional, por exemplo.

Além disso, se deseja estudar para realização pessoal, conseguir um emprego ou qualquer outro objetivo, o ensino à distância pode ser ideal para você.

Alguns anos atrás era comum que o ensino à distância fosse permeado de preconceitos, algumas pessoas acreditavam que não era possível aprender por meios virtuais. Entretanto, no decorrer dos tempos a procura e realização de cursos à distância se tornou cada vez maior. Os empregadores reconheceram os esforços que envolvem a educação à distância, as pessoas também. Então eles caíram na preferência e incorporam a realidade de uma grande parcela da população.

Um curso de graduação que anteriormente necessitava comparecimento assíduo a sala de aula, por exemplo, hoje é possível conquistar o tão sonhado diploma assistindo aulas e participando por meio do computador ou celular, de casa ou de qualquer outro lugar.

Caso se deseje aprofundar em uma area e fazer um curso rápido de finanças ou marketing, por exemplo, a oportunidade é ofertada facilmente por milhares de empresas.

Cursos que não podem ser feitos por ensino à distância

Entretanto, apesar de ser possível estudar muita coisa remotamente, alguns cursos ainda não são oferecidos na modalidade de ensino à distância. Por exemplo, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, odontologia, geologia, etc. Mas devido às mudanças presenciadas e as diversas que irão surgir é possível que dentro de alguns anos essa realidade também sofra mutações e contemplem o rol do mundo de ensino EAD.

Tais cursos mencionados acima geralmente não são ofertados na modalidade EAD devido a algumas particularidades, como necessidade de vivência constante com objetos de estudos, por exemplo.

Em conclusão, é importante destacar que caso pretenda cursar uma faculdade remotamente é imprescindível consultar tal universidade e verificar se o curso desejado possui autorização do Ministério da Educação, MEC, que é responsável por fazer tais regulamentações. Esse é um aspecto importante para validade do seu diploma e evitar que você tenha quaisquer dores de cabeça futuramente.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp