fbpx

Jogos educativos infantil: Conheça as melhores opções

A criação de filhos pode ser permeada de desafios constantes. Por isso muito pais buscam alternativas sadias de educarem seus filhos, uma dessas alternativas encontradas são os os jogos educativos infantil.

Antigamente era muito comum que as crianças praticassem brincadeiras entre si como o futebol, esconde-esconde, pega pega, boneca ou bicicleta.

Hoje, no entanto, vivemos em uma era da tecnologia e as crianças estão cada vez mais conectadas a aparelhos como smartphones ou tablets. Essas opções de tornaram as maiores no quesito lazer e diversão para os pequenos.

Infelizmente inúmeros prejuízos podem surgir decorrente do uso demasiado do celular. Habilidades de comunicação e socialização podem ser atrasadas e afetadas.

Além disso, pode comprometer a qualidade do sono, contribuir com o desenvolvimento de problemas emocionais interferir no tempo em que as crianças conseguem desenvolver uma atividade física.

Uma pesquisa realizada no Canadá que as crianças com idades de 3 anos passam atualmente cerca de 25 horas por semana utilizando os dispositivos. No caso das crianças com 5 anos de idade, essa conta tem uma redução, provavelmente pelo início da vida escolar, em 11 horas semanais.

Na lista correspondente a esses dispositivos encontram-se tablets, computadores smartphones e videogames.

Na verdade profissionais sugerem que as crianças não possuam aparelhos eletrônicos antes de terem completado 12 anos de idade.

É por isso que se faz imprescindível a adoção de atividades que estimulem as capacidades de comunicação, interação, cognição, etc das crianças.

Pensando nisso e para ajudar vocês vamos falar sobre alguns jogos educativos que podem auxiliar no desenvolvimento dos baixinhos. mas antes de tudo vamos falar sobre o que são jogos educativos.

O que são jogos educativos?

O objetivo principal dos jogos educativos infantil é passar conhecimento sobre um assunto, promover o desenvolvimento, expandir o aprendizado e melhorar habilidades.

De uma forma geral, os jogos educativos passam conhecimento sobre valores da vida e ética.

existem diferentes formas de jogos educativos eles podem ser tanto na sua forma física quanto jogos online ou virtuais.

Eles podem ser aplicados tanto em casa por pais que desejam estimular seus filhos quanto em sala de aula por professores que pretendem promover o aprendizado de uma forma diferente e dinâmica.

Hoje os jogos são classificados de acordo com a função que possui. A forma lúdica promove a diversão e a forma educativa promove aquisição de saberes. O o ideal é que se mantenha o equilíbrio entre eles.

 Sempre ligamos a questão de jogos educativos única e exclusivamente a crianças por quê é o público que se mais é destinado esse jogos até pela fase de desenvolvimento em que se encontra sendo algo indispensável.

As crianças amam jogos

jogos infantis educativos

Crianças possui muita energia e por isso as brincadeiras são coisas presentes em seu dia a dia. Então a melhor coisa é unir o útil ao agradável e promover brincadeiras que estimulem o desenvolvimento de algumas capacidades.

Promover o desenvolvimento adequado na fase de desenvolvimento é algo muito importante, contribui para que essas crianças se tornem adultos melhores mas adaptáveis criativos comunicativos e sociáveis.

A fase infantil é o momento ideal de trabalhar o desenvolvimento dessas características, é justamente nesse ponto que se entra os jogos educativos. Eles podem ser ferramentas e medidas auxiliadoras nesse processo de aprendizado, e o melhor de tudo é que podem promover uma aprendizado de forma fácil e que seja aceita pela criança.

É natural que muitas crianças não gostam de estudar e que acha um peso quando tem que aprender alguma coisa, inseri o aprendizado por meio de jogos serve como estimulação para criança aprender e ter conhecimentos e habilidades que a ajudaram em toda sua vida

Por que os jogos educativos são importantes para o público infantil?

jogos infantis educativos

Os jogos educativos desempenham um papel importante nesse processo pois estimulam a concentração, o raciocínio e a criatividade.

Também, por meio deles é possível obter uma melhora nas questões emocionais da criança ajudando a mantê-las mais calmas e tranquilas.

Melhores jogos educativos infantil

Jogo educativo infantil Cilada.

Apesar do nome este jogo educativo infantil não tem nada de prejudicial pelo contrário apresenta muitos benefícios para as crianças. O jogo é composto por 50 quebra-cabeças e por isso possui a capacidade de estimulação muito grande.

O jogo possui dois lados verdes com encaixes de diferentes formas sendo quadrados triangulares e circulares.

Então para iniciar o jogo deve-se abrir o tabuleiro e escolher dentre as 50 combinações aquela que seja mais adequada.

O jogo posso ir 24 peças com combinações que varia de 11 a 14 peças cada uma. O objetivo central do jogo é poder montar o quebra-cabeça com as peças que foram especificadas indicadas para determinada.

Daí caso jogador não consigo de forma alguma montar o seu quebra-cabeça com a combinação de peças, diz-se que ele caiu na cilada e não conseguiu vencer o jogo.

Este jogo promove uma estimulação da capacidade de raciocínio lógico da criança bem como de persistir e superar desafios.

Jogo educativo infantil Perfil

Esse tipo de jogo já é mais indicado para crianças que estejam na idade mais avançada em torno de 10 anos.

Ele possui a capacidade de ampliar o conhecimento das crianças por meio de conexões que são feitas mentalmente.

Neste jogo existem algumas informações que estão divididas por categorias que são biografias, lugares, ano e coisas.

Esse tipo de jogo é dividido por cartas e em cada carta é possível encontrar dicas sobre uma das categorias, pessoas lugares ou coisas.

Então a pessoa que está com direito de jogar naquele momento escolher a um número entre 1 e 20 e a pessoa que está com a carta ler em voz alta a dica contida nela.

Caso a pessoa consiga acertar com base na dica conhecida ela ganha o número de dicas que estará indicada no tabuleiro, além de ganhar a rodada.

Mas caso jogador não consiga decifrar com base na dica que foi conhecida ele irá passar a vez para outra pessoa que também eles escolheram número receberá uma dica e tentará acertar.

O jogador vencedor é aquele que chega primeiro ao final do tabuleiro.

Bananagrams

Esse é um dos jogos educativos infantil muito parecido com o palavras cruzadas, mas a diferença é que não precisa de um tabuleiro para Jogá-lo.

Nele, cada pessoa recebe um determinado número de peças. então a pessoa que primeiro conseguir montar palavras com as peças fornecidas é o vencedor.

Este jogo pode ensinar as crianças a soletrar e estimular o pensamento.

Gato e rato

Esse é um jogo muito utilizado de forma estratégica para as crianças, além de promover conhecimentos estratégicos, estimula o aprendizado de matemática também.

neste jogo cada jogador recebe 4 cartas e seu objetivo principal é manter o menor número de pontos possível. além disso, ele deve manter o gato que é o mocinho e se livrar do rato que é o bandido.

Spot it – jogos educativos infantil de descobrir as diferenças

Esse jogo é muito prático e fácil e dá para jogar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Neste jogo jogo educativo infantil duas cartas são mostradas para os jogadores de forma simultânea para que sejam memorizadas, então ele deve gritar as cartas que daí iguais.

Além de ajudar a melhorar a memória esse jogo promove um pensamento crítico e raciocínio.

Jogos educativos infantil da água

jogos infantis educativos

Este jogo educativo infantil envolve várias situações presentes no dia a dia e ensinam como usar a água de forma consciente.

Nele o jogador deve dar um exemplo de como fazer alguma atividade economizando água. Por exemplo em atividades como escovar os dentes lavar a bicicleta lavar as mãos etc. neste jogo o ganhador é aquele que consegue desenvolver as atividades gastando a menor quantidade de água.

Essa é uma atividade simples educativa e que ainda promove a preservação do meio ambiente.

ACOMPANHE DE PERTO O APRENDIZADO DO SEU FILHO EM TEMPOS DE QUARENTENA SAIBA MAIS AQUI:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp