fbpx

O que é gramática e por que é importante aprendê-la

Inúmeros termos permeiam e estão incluídos no estudo de uma língua. É comum ouvirmos expressões como ortografia, morfossintaxe, gramática, dentre uma infinidade de outros.

Com tantos termos é difícil lembrar do que significa cada um deles e sua importância para o aprendizado e estudo da língua portuguesa.

Explicitar um a um pode deixar o conteúdo bastante denso, o ideal é aprender por partes e ver como se interligam entre si.

Hoje vamos falar sobre uma vertente da nossa língua portuguesa, a gramática. Preparado? Vamos lá.

 

 

O que é gramática?

O que é gramática?

A gramática é o sistema de uma linguagem. As pessoas às vezes descrevem a gramática como as “regras” de uma língua; mas na verdade nenhum idioma tem regras .

Se usarmos a palavra “regras”, sugerimos que alguém criou as regras primeiro e depois falou a língua, como um novo jogo. Mas as línguas não começaram assim.

Línguas foram iniciadas por pessoas que faziam sons,  que evoluíram para palavras, frases e sentenças.

Nenhuma linguagem comumente falada é fixa. Todos os idiomas mudam com o tempo.

O que chamamos de “gramática” é simplesmente um reflexo de uma linguagem em um determinado momento.

Precisamos estudar gramática para aprender um idioma? A resposta curta é não”. Muitas pessoas no mundo falam sua própria língua nativa sem ter estudado sua gramática.

As crianças começam a falar antes mesmo de saberem a palavra “gramática”. Mas se você leva a sério a aprendizagem de uma língua estrangeira, a resposta longa é “sim, a gramática pode ajudá-lo a aprender uma língua com mais rapidez e eficiência”.

É importante pensar na gramática como algo que pode ajudá-lo, como um amigo.

Quando você entende a gramática (ou sistema) de um idioma, pode entender muitas coisas sozinho, sem ter que perguntar a um professor ou olhar em um livro.

Portanto, pense na gramática como algo bom, algo positivo, algo que você pode usar para encontrar o seu caminho – como uma placa de sinalização ou um mapa.

É comum muitas pessoas terem a gramática como algo desnecessário e que não é essencial para aprendermos uma língua. Entretanto, conforme falamos, todo aspecto deve ser considerado e tem sua colocação e sua importância no estudo.

O que estuda a gramática?

A gramática estuda substantivos , pronomes , verbos , adjetivos , advérbios , preposições , conjunções , sentenças , frases , orações , interjeições .

Substantivos

Substantivos são palavras de ‘coisa’ como ‘mesa e’ cadeira’, por exemplo. Eles são objetos , coisas que você vê na vida cotidiana.

Nomes próprios são nomes de lugares, pessoas ou outras coisas específicas, como dias da semana.

O nome ‘Pedro’ é um substantivo próprio, assim como ‘quarta-feira’ e ‘Minas Gerais’. Os substantivos também podem ser coisas abstratas , como ‘sofrimento’ ou ‘felicidade’.

Verbos

Verbos são palavras que descrevem ações : “Pedro jogou a bola”. Declaração: “Estou preocupado”.

A forma verbal básica é chamada de infinitivo . O infinitivo para a existência é “ser”. Um exemplo famoso é o discurso de Hamlet : Ser ou não ser, eis a questão .

Variações do infinitivo criam tempos verbais .

Adjetivos

Adjetivos descrevem substantivos. Por exemplo, o bonito em “bicicleta bonita” diz que a bicicleta é bonita. Em outras palavras, o “bonito” é a descrição da bicicleta. Isso também pode acontecer com um lugar. Por exemplo, a altura em “Este é um prédio alto” está descrevendo e qualificando o prédio.

Sintaxe

A gramática estuda a sintaxe, que é como as “classes gramaticais” se encaixam de acordo com as regras e criam frases . As frases se encaixam e criam parágrafos .

 

  

 

Por que é importante estudar Gramática?

Por que é importante estudar Gramática?

Quando uma criança cresce, é necessário que ela seja ensinada a se comunicar, pois quando as crianças são ensinadas a se expressar, elas desenvolvem melhores habilidades de comunicação do que apenas imitando. É útil para o futuro, pois eles precisam ir para o mundo exterior. A gramática contribui para a comunicação, portanto, podemos dizer que a gramática é importante por uma variedade de razões. Vamos elencar algumas dessas razões.

  • Usar a gramática adequada ajuda você a pensar de forma lógica e distinta.
  • Você desenvolverá habilidades de comunicação eficazes
  • Além disso, melhora sua fluência no idioma
  • também é muito benéfico quando você está se candidatando a um emprego
  • Não ser capaz de passar uma mensagem com clareza pode diminuir o nome da sua organização
  • O uso inadequado da gramática pode dar uma impressão negativa sobre você
  • Ajuda você a construir uma reputação como profissional
  • Ajuda você a ganhar credibilidade

Importante em todas as formas de comunicação:

Importante em todas as formas de comunicação:

Existem muitas formas de comunicação. A maioria das pessoas pensa em comunicação principalmente como falar e ouvir, mas é muito mais completo do que isso.

Se formos em detalhes, existem quatro tipos que são usados ​​principalmente por pessoas – escrito, verbal, gráfico e não verbal. Além disso, eles podem ser subclassificados como escritos em livros, notas, cartas; verbal em diálogos, palestras; gráfico em esboços, desenhos, fluxogramas e não-verbal é sobre a linguagem corporal e a linguagem de sinais.

Melhora a habilidade de expressão:

A comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida. As pessoas devem aprender a se comunicar bem para se expressarem de maneira bem-sucedida. Uma criança observa a comunicação entre seus pais, outras pessoas ao seu redor e então os imita.

A importância da boa gramática é a essência de cada idioma. A competência gramatical também faz parte da competência linguística. Portanto, para obter uma habilidade de comunicação eficaz , os alunos devem prestar atenção à gramática

Aumenta a precisão:

A gramática é muito importante, pois ajuda a aumentar a precisão. A gramática forma o hábito na mente dos alunos e, quando combinada com habilidades lógicas e retóricas, acostuma o aluno à precisão da linguagem e, lentamente, à precisão do pensamento.

As regras gramaticais ajudam os alunos a desenvolver uma rotina de pensamento de forma lógica e clara. Portanto, quando estudam gramática, tornam-se mais precisos no idioma.

Se você não consegue escrever corretamente, você não pode retransmitir seu assunto com precisão.

 A boa gramática economiza tempo nos negócios:

A principal habilidade de gerenciamento é ser capaz de se comunicar com eficácia no local de trabalho. Se você tem um bom domínio de gramática, isso garante que as mensagens sejam entregues e transmitidas prontamente.

A boa gramática reduz, portanto, a confusão quando um funcionário faz alguma coisa, seja preencher um relatório, registrar uma reclamação, enviar uma mensagem instantânea para um gerente de projeto ou expressar sua opinião em uma reunião. Quando a mensagem é entregue gramaticalmente correta, também reduz o tempo perdido na tradução e no acompanhamento da mensagem e isso leva a uma maior produtividade.

 

 

 Ajuda a subir na escada corporativa:

Os funcionários com boa fluência de comunicação têm maior probabilidade de sucesso em seus empregos porque a escrita e a fala refletem um nível de competência profissional.

É percebido pelos supervisores, pelos clientes e por todos. Demonstrar um nível superior de comunicação é um dos fatores importantes que levam a uma promoção ou melhor título e remuneração no futuro.

A gramática limpa a mensagem:

A gramática é muito importante na linguagem. É a cola que mantém as peças da linguagem juntas. Se a linguagem não for clara e a mensagem sem sentido, pode ser atribuída a gramática incorreta.

Portanto, isso significa que a pessoa é incapaz de se comunicar de forma eficaz e a pessoa que é o destinatário da mensagem ou que está lendo a obra pode não entender o verdadeiro significado. Isso apenas aumentará a confusão na mente do leitor.

Promove credibilidade:

Quando os funcionários usam a gramática adequada, isso os ajuda a manter um nível de profissionalismo e também impressiona os colegas e clientes.

Também reflete que o funcionário realmente se preocupa com seu trabalho, sua responsabilidade para com a empresa e seus produtos / serviços.

Quando um falante usa a gramática correta, é um sinal de respeito, pois ele dedicou um tempo para se polir e causa uma boa impressão nos ouvintes

É importante mesmo no mundo digital:

As pessoas costumam pensar que blogueiros e redatores de artigos online não precisam de gramática adequada. Desde que eles escrevam em um estilo coloquial e costumam usar propositalmente certos termos para criar humor e sarcasmo, pode ser bom não saber as regras gramaticais antes de começar a escrever esses blogs.

No entanto, o que as pessoas não sabem é que alguns artistas, o que inclui os virtuais, usam a forma coloquial da língua e, portanto, têm um pouco de liberdade.

No entanto, mesmo os blogueiros devem perceber que erros podem prejudicar as pessoas e sua credibilidade.

Embora as pessoas possam entender o que você pretende dizer, a verdade é que as pessoas podem não acessar seus links, como seus blogs, se você cometer erros estúpidos. Nesse caso, comprar dessa pessoa, por exemplo, estará fora de questão.

Por isso, conhecer os princípios básicos da gramática, seja você um blogueiro pessoal, corporativo ou um escritor profissional é algo de extrema importância.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp