fbpx

O que estudar para concurso público

Para muitas pessoas o concurso público é considerado um meio de  mudar as suas vidas. Em muitos casos o salário oferecido é alto o que faz os olhos dos concurseiros começarem a almejar tal salário. Entretanto, muitos medos e desafios podem surgir nesse processo do estudo, de saber o que estudar para concurso, até aprovação. Por isso, vamos trazer algumas dicas úteis para vocês sobre como começar a estudar, como manter o foco e o que estudar para um concurso.

O que estudar para um concurso público de nível médio

Muitas pessoas estudam longos períodos para obter aprovação no tão sonhado concurso público, é por isso que  ficar esperando que o edital seja publicado para então começar a estudar é muito arriscado, uma vez que eu seu tempo de estudo será consideravelmente diminuído.

Com isso, o ideal é buscar uma forma de saber o que estudar para um concurso público e começar a preparação o quanto antes.

Para aquelas pessoas que estão no início da sua jornada de concurseiro, os concursos de nível médio podem ser os ideais. Algumas vagas para concursos de nível médio geralmente são auxiliar, assistente ou técnico.

Apesar de haver uma vasta quantidade de oportunidade para esses concursos, isso não quer dizer que não deve haver uma preparação da sua parte. Na verdade é necessário que seja feito uma preparação de excelência, dada a concorrência extrema para tais concursos.

Devido à quantidade de pessoas que podem ser atingidas, uma vez que são de nível médio, além de bons benefícios e remuneração, torna-se muito atrativos e chamam atenção.

As matérias geralmente que mais caem nessa concursos público, são língua portuguesa, matemática, direito constitucional, direito administrativo, informática e tecnologia.

Então, com essas informações, isso significa que você pode investir o seu tempo a estudar essas disciplinas e depois somente lapida-las de acordo com a banca organizadora do concurso ou alguma alteração que você veja necessário.

Língua portuguesa

o que estuda para concurso

Praticamente todo concurso público cobra esta disciplina e por isso ela precisa e deve ter a sua atenção.

É importante criar uma programação adequada para estudar tanto questões objetivas quantas redações, e ter em mente as normas relacionadas à língua portuguesa como acentuação e pontuação e as novas normas gramaticais.

Matemática

Matemática

A matemática é uma matéria que causa medo e aflição em muitas pessoas, entretanto, é uma matéria presente em quase todo o concurso de nível médio e por isso precisa ser estudada com efetividade e dedicação.

A matemática é uma matéria acumulativa, isso significa que é importante entender todos os assuntos que permeiam a disciplina. Para resolver uma questão de equação de primeiro e segundo grau, por exemplo, será necessário que você saiba e domine os cálculos básicos como adição subtração, multiplicação e divisão.

O domínio e aprendizado da matemática vem com a prática, por isso depois de estudar o assunto você de fazer a maior quantidade de exercícios que você puder e melhorar onde for necessário.

Direito constitucional e direito administrativo

É natural que algumas pessoas pensem que tais disciplinas como direito constitucional e direito administrativo não são cobradas em concursos de nível médio, mas a realidade é que elas aparecem com muita frequência. A parte boa é que em geral São conceitos e partes mais básicas que são cobradas.

De qualquer forma, essas disciplinas merecem a sua atenção e é necessário uma rotina de estudos voltado à preparação e entendimento delas.

Informática e tecnologia

Informática e tecnologia

Quando ouvi falar dessas disciplinas é natural pensar que são cobradas somente em cargos voltados a tecnologia propriamente dita, mas os cargos técnicos possuem um grande histórico de cobrança a elas. Por isso, veja questões, assuntos e tire um tempo para dominar e entender a lógica por trás dessas matérias.

 

  

 

O que estudar para concurso mesmo sem edital

O que estudar para concurso mesmo sem edital

Como falamos acima para vocês, não é necessário esperar a publicação do edital para só então dá início a sua rotina de estudos. Na verdade, o ideal é que você faça uma análise das disciplinas mais cobradas e procure iniciar os seus estudos desde já.

O edital é de fato um item de extrema importância para qualquer concurso público seja ele de nível médio ou superior, todavia, isso não quer dizer que você pode estudar somente após a sua publicação.

Uma boa forma de estudar de forma assertiva mesmo sem o edital é acessar edições anteriores do referido concurso que você almeja.

Primeiro, Veja a banca que foi organizadora do concurso. Com isso, você pode pesquisar questões desta banca e fazer resoluções e uma análise do estilo de prova e os conteúdos mais exigidos.

Além disso, você pode fazer uma análise do próprio concurso em si.

Veja os editais anteriores, analisando as matérias cobradas. Depois de lançado o edital você terá uma boa base de preparação.

Como estudar para um concurso público de nível superior

Dedique-se a língua portuguesa

A língua portuguesa está presente não só nos concursos de nível médio mas também de nível superior.

Se tratando de um concurso de nível superior, você pode aprofundar ainda mais o seu estudo, o que inclui a interpretação de textos e semântica, por exemplo.

Alguns concursos de nível superior possuem questões discursivas, por isso treine sua capacidade de entendimento para apresentar as respostas de forma correta. Também treine sua escrita para não cometer erros.

Estude muito matemática para concurso

Ainda que você tenha problemas com essa disciplina é importante estudá-la com dedicação nos concursos de nível superior. Geralmente o grau de dificuldade e complexidade são maiores do que no nível médio, portanto, irá demandar ainda mais atenção e dedicação.

Alguns assuntos matemáticos cobrados em concursos de nível superior são porcentagem, matemática financeira, equação de primeiro e segundo grau, geometria, proporcionalidade probabilidade e estatística.

Atualidades e conhecimentos gerais está entre o que estudar para concurso

Muitos concursos de nível superior pode exigir questões de atualidades e conhecimentos gerais, por isso fique sempre atento às notícias e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil.

Além disso, dê atenção aos conhecimentos gerais como história e geografia. Dominar esses pontos pode ser  crucial para sua aprovação.

Treine bastante os conhecimentos específicos

Se você irá prestar um concurso público para nível superior, isso significa que está relacionado a sua área de formação. Portanto, você deve ter esses conhecimentos específicos bem lapidados.

Apesar de já ser formado na área é importante incluir esses conhecimentos na sua programação de estudo e fazer isso com muita atenção e dedicação.

Isso não significa que você precisa estudar todo o conteúdo que foi abordado ao longo de seus 4, 5 anos de estudo, mas pode fazer uma análise dos tópicos que mais aparecem no edital e então se dedicar com afinco a eles.

O estudo dos conhecimentos específicos devem ser o seu ponto de mais dedicação no estudo, isso porque geralmente a nota de maior peso na prova está relacionada a eles.

Revise constantemente

Toda e qualquer disciplina que você me incluiu na sua rotina de estudos, depois de um tempo você deve criar uma programação para realizar todos esses conteúdos caso contrário eles podem ser facilmente esquecidos. Faça bastante anotações de tudo que estudou dividido em tópicos palavras-chaves e mapas mentais.

Depois é só revisar todas essas informações que você anotou e certifique-se de ter todos esses conteúdos frescos na sua mente.

Existem hoje várias formas de estudar em diversos formatos você pode analisar e ver os métodos que melhor se aplicam a você.

Caso você tenha mais facilidade com vídeos pode se dedicar e estudar por meio deles caso seja por apostilas você pode contar com a ajuda delas para montar a sua rotina de estudos.

Você pode criar desenhos que fiquem fixados facilmente na sua mente. Também é possível estudar por meio de livros áudios ou podcast.

Na verdade, o ideal é não se prender a uma única metodologia o único meio de estudo explore as variedades presentes pois fazer isso irá aumentar a efetividade do seu estudo e fazer com que você aprenda melhor mais rápido.

Realize seu SONHO e faça o Curso Online Polícia Penal de
Minas Gerais, saiba mais aqui

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp