
Os brasileiros têm muitos destinos excelentes para explorar. É ainda melhor se o custo da viagem for pequeno, certo? Os participantes do Prêmio Melhor Destino 2019 avaliaram a relação custo-benefício das cidades que visitaram de 1 a 10. Com base nos resultados da pesquisa, listamos Os 10 melhores lugares para viajar no Brasil com Pouco orçamento, confira!
1. João Pessoa

A bela cidade de João Pessoa está no topo da lista com a maior relação custo-benefício.
Pensar no Nordeste do Brasil é pensar em praias, coqueiros e clima quente o ano todo. Em João Pessoa, capital da Paraíba, a situação não é diferente. Para muitos brasileiros, a cidade ainda é um mistério, eles aprenderam mais sobre os países vizinhos em termos de turismo, mas é realmente uma oportunidade de ver um lugar em constante evolução para torná-lo interessante.
Jampa – como os moradores a chamam carinhosamente – é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja para a cidade notará sua lentidão, que traz alguns pequenos prazeres, como caminhar na praia e mergulhar no mar sem muito esforço. A orla da cidade, prédios baixos, muitos coqueiros e todos os merecidos oceanos atraem as pessoas para passear e sentir a brisa do mar. Tudo isso sem falar na gastronomia, o prato combina peixes e frutos do mar com os sabores do sertão sem exagerar no preço – o sabor e os bolsos agradecem.
2. Lençóis

Os leitores vão se lembrar dos Lençóis da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo eles, é o segundo lugar mais barato para viajar no Brasil. Lençóis é a porta de entrada para quem vai à Chapada, mas, embora seja uma grande cidade, é Mucugê, Vale do Capão, Igatu e Ibicoara ( Ibicoara) e outros lugares também são muito populares entre os viajantes.
O pôr do sol no alto do Pai Inácio atrai turistas que gostam da natureza da Chapada Diamantina. Do alto, a paisagem exuberante fornece um pequeno conceito para o belo espaço à espera dos viajantes. Mais de 38.000 quilômetros quadrados de terra são vegetação bem preservada, cachoeiras magníficas, trilhas desafiadoras, cavernas irremediavelmente belas e cidades encantadoras. Tantas atrações fazem da Chapada Diamantina um dos melhores destinos do Brasil para quem busca aventura e ecoturismo. Haverá muitos cenários incríveis durante a viagem. O melhor é saber que a Chapada Diamantina tem natureza para todos os tipos de viajantes: desde quem busca uma caminhada tranquila até quem quer aventura extrema. A Chapada Diamantina tem a beleza de todos.
3. Jalapão

Jalapão é atualmente um dos destinos mais procurados e seus preços também surpreendem. Em termos de custo-benefício, é a terceira melhor cidade eleita pelos leitores do “melhor destino”.
À medida que o sol se põe no meio da savana do Tocantins, as dunas de Jalapan mudam de cor e assumem uma intensa tonalidade dourada entre os buritis. Isto é quando a região se torna ainda mais impressionante e quando Jalapão torna clara a dimensão da sua beleza. O dia está a terminar, mas a viagem através da região acaba de começar. Jalapão oferece aos visitantes paisagens de cortar a respiração no meio da imensidão de 34.000 quilómetros quadrados de área preservada, todos permeados por trilhos, planaltos e, ao contrário do que parece à primeira vista, muita água. Prepare-se para o sol intenso e certifique-se de que há sempre um leito ou rio para acalmar o calor no meio do trilho.
Quando o sol se põe no meio da savana do Tocantins, as dunas do Jalapão vão mudar de cor e apresentar um tom dourado forte na lápide. É quando a área fica mais impressionante e o Jalapão tem uma imagem clara de sua beleza. O dia acabou, mas a viagem pela região apenas começou. O Jalapão proporciona aos visitantes paisagens de tirar o fôlego em uma reserva natural de 34 mil quilômetros quadrados, todos infiltrados por trilhas, planaltos e grandes volumes de água. Esteja preparado para o sol forte e certifique-se de que há sempre um leito ou um rio para acalmar o calor no meio do caminho.
A difícil travessia ajuda a proteger a área, e ainda são poucos os turistas que procuram os atrativos do Cerrado. Mas quem viaja em aventura não se arrependerá. O Jalapão oferece aos turistas águas cristalinas e deliciosas cachoeiras, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; fenômeno raro de primavera fervente, nascentes profundas transformam-se em oásis para os turistas flutuarem facilmente; um grupo de dunas de areia dourada adequadas ao pôr do sol; e Formações rochosas perfeitamente concebidas na natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada.
4. San Miguel do Gostoso

Cerca de duas horas de Natal, no Rio Grande do Norte fica San Miguel Gostoso, e outro destino, e os leitores também destacaram os preços altos. O bom desta cidade é que pode ser combinada com uma viagem à capital, onde também existem vários atrativos interessantes.
5. Olympia

A cidade de Olímpia, localizada no interior de São Paulo, também ganhou este ranking. Segundo leitores, caminhar por SP e economizar dinheiro é uma boa pedida! Olympia está localizada entre importantes cidades como São José Dario Preto, Barretos e Ribeirão Preto, e é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Deixe-me dar uma ideia: havia mais de 2 milhões em 2018, o que representa 40 vezes a população de uma cidade com uma população de mais de 50.000. Tudo isso é atribuído à descoberta de água quente que jorra como óleo e promove o desenvolvimento da cidade, abrindo uma nova atração para os turistas a cada ano.
A principal atração do Olympia são as famosas Termas dos Laranjais e seus atrativos radicais. Mas o investimento não parou, a Praia Quente foi inaugurada em 2017. Este ano um grupo de empresários gastou 15 milhões de reais para inaugurar o Vale dos Dinossauros, em Olímpia.
6. Fortaleza

Fortaleza, capital do estado do Ceará, também é uma das opções de viagens mais baratas do Brasil. Combinado com cidades vizinhas, como Jericoacoara e Canoa Quebrada, é um bom destino.
Fortaleza é uma das atrações turísticas mais cobiçadas do Brasil. Depois de conhecer os diversos atrativos que a cidade oferece, é fácil entender o porquê do sucesso. A capital do Estado do Ceará tem o poder de agradar as pessoas de todas as idades, e reúne muitas coisas que os brasileiros gostam: paisagens naturais, cultura, música, diversão e prazer culinário podem tirar o chapéu.
7. Caldas Novas

Os leitores também veem Caldas Novas, em Goiás, como um destino barato. Ela e o vizinho Rio Quente são conhecidos destinos de férias e há décadas um dos melhores destinos de férias do Centro-Oeste do Brasil. A área é um dos maiores centros hidrotermais do mundo, com fontes termais naturais e propriedades curativas que permitiram o florescimento do turismo local.
Caldas Novas e Rio Quente, apesar de serem cidades pequenas, ainda recebem um grande número de turistas durante todo o ano. A temperatura da sua fonte de água está entre 36 e 70 graus, o que é o principal motivo do sucesso deste local: depois de passar 5 minutos a nadar na confortável piscina e não querer sair, pode perceber porque é que este local tem feito tanto sucesso.
8 Cuiabá

Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, também foi eleita pelos leitores como mais um destino turístico barato no Brasil. Esta cidade é a porta de entrada para a parte norte do Pantanal.
Entre os atrativos turísticos, o visitante encontra construções coloniais como a arborizada Praça da República, no centro, e a moderna torre do relógio da Sé do Bom Jesus. No adjacente Museu de História de Mato Grosso, pinturas e modelos retratam a história e as batalhas da região.
9. Maceió

Mais uma beldade nordestina no nosso ranking de viagens baratas! Imagina, conhecer o milagre de Maceió mas ainda gastando muito pouco dinheiro? Segundo os leitores do “Best Destination”, a cidade é econômica.
10.Aracaju

Segundo os leitores, Aracaju sergipano também apresenta uma relação custo-benefício elevada. Por exemplo, você pode esperar passar uma tarde na praia, usar uma estrutura de quiosque de autoatendimento (mesas, cadeiras e guarda-sóis) e pagar por isso a um preço baixo. Mesmo que você mesmo coma: a água de coco custa R $ 2.
A capital se move entre o ar de dentro da cidade e a diversidade da metrópole: monumentos históricos contrastam com a arquitetura moderna, mercados locais, grandes shoppings oferecem produtos variados, quadras para caminhadas e esportes proporcionam bons espaços para atletas, Restaurantes regionais e modernos compartilham clientes, e o mar e o rio coexistem, dando um colorido especial à paisagem urbana.
E você, o que achou dessa lista? Você pode adicionar um destino brasileiro que também pareça barato? Comente abaixo e ajude outros leitores!