fbpx

Profissões Do Futuro: O Que É?

A inovação tecnológica levou a uma ruptura sem precedentes que está transformando o mundo do trabalho. De acordo com um relatório da Universidade de Oxford uma das Universidades mais renomadas em todo o mundo, 47% dos empregos de hoje irão desaparecer nos próximos 25 anos. 

Mas, ao mesmo tempo, novas oportunidades estão surgindo e serão as profissões do futuro. A digitalização marca o ritmo do presente e do futuro com novos perfis de trabalho essenciais para que as empresas possam enfrentar os desafios da era digital e da Indústria 4.0.

Podemos listar algumas profissões que muito provavelmente serão as profissões do futuro:

Cientista ou Analista de dados:

As pessoas os chamam de mágicos por sua capacidade de prever as coisas antes que elas aconteçam. Mas na verdade é ciência em vez de mágica. Eles extraem conhecimento analisando montanhas de dados para responder a perguntas e orientar a gestão da empresa na tomada de decisões, portanto, não poderia ficar de fora das profissões do futuro.

 

Arquiteto de dados e engenheiro de dados:

Para coletar dados de maneira eficaz, você precisa saber onde procurá-los. Eles também estão familiarizados com as ferramentas técnicas para extrair, transportar e armazenar dados. Caminhamos cada vez mais para virtualização, então o profissional que trabalha com dados computadorizados não poderia ficar de fora das profissões do futuro.

Business Translator:

É a pessoa que transmite ao Cientista de Dados as dúvidas que precisam ser respondidas, a fim de aumentar a eficiência operacional e a receita da empresa.

Agile Coach:

Diante de mudanças constantes, as empresas precisam maximizar a flexibilidade e sua capacidade de adaptação em cada departamento. Essa pessoa examina como cada grupo funciona e ajuda a introduzir correções e melhorias.

Especialistas em experiência do usuário:

Seu trabalho é definir e projetar o conjunto de sensações e experiências sentidas por um usuário ao se conectar com uma marca, produto ou serviço.

Além disso, esses especialistas são essenciais em diferentes divisões da empresa. No design, por exemplo, para que o interior de um carro atenda às expectativas dos futuros compradores .E nas vendas, eles não se concentram apenas na experiência de dirigir, mas na experiência completa que começa na visita à concessionária e inclui mídias sociais e serviço pós-venda.

 

 

 

 

Desenvolvedor de aplicativos de realidade virtual:

Profissões Do Futuro: O Que É?

A indústria está cada vez mais comprometida com a realidade virtual para inovar em seus processos. Esses desenvolvedores desempenham um papel muito importante na fase de desenvolvimento de um novo carro, por exemplo, pois a realidade virtual reduz o tempo de produção de protótipos em 30% e os designers a utilizam para avaliar os aspectos criativos e funcionais, garantindo 90% de viabilidade de cada projeto em um momento estágio inicial. Pode-se dizer que essa é uma das maiores profissões do futuro.

Desenvolvedores de software:

Com toda essa inovação que estamos inseridos, as empresas fazem cada vez mais uso de Software para desenvolverem suas atividades, por isso tais profissões tem e continuará tendo forte presença no mercado hoje e no futuro.

Bom, falamos sobre algumas profissões do futuro especificamente, mas podemos abrir um pouco o leque e falar das áreas de atuação em si. Vamos ver algumas?

 

Profissões e Carreiras do futuro nº 1: saúde

Profissões e Carreiras do futuro nº 1: saúde

De acordo com dados recentes do Departamento de Trabalho, o envelhecimento da população fará com que os profissionais de saúde como médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, auxiliares de saúde em casa e farmacêuticos tenham mais demanda.

Além disso, os mesmos dados indicam que 4 milhões de empregos estão sendo agregados ao setor.

Habilidades em saúde

Os profissionais de saúde devem gostar de trabalhar com pessoas e ter aptidão para ciências e matemática.

Trabalhadores menos qualificados e com salários mais baixos, como auxiliares, podem exigir apenas um curso de certificação, dependendo do estado em que moram e trabalham, enquanto médicos, enfermeiras, fisioterapeutas e farmacêuticos exigem formação especializada após se formarem na faculdade.

Aqueles que desejam entrar neste campo devem se preparar com antecedência, fazendo cursos universitários de medicina, biologia e ciências, para medicina geralmente não existem  cursos virtuais.

Profissões e Carreiras do futuro nº 2: Tecnologia da Informação

Pense em toda a tecnologia que não tínhamos apenas algumas décadas atrás, alguns anos atrás. Os computadores e smartphones mudaram a forma como fazemos negócios e nos comunicamos. E eles continuarão a fazer isso.

Então à medida que mais tecnologia é desenvolvida, os profissionais de TI, como programadores, especialistas em segurança e administradores, continuarão tendo alta demanda.

Habilidades em tecnologia da informação

Aqueles que estão neste campo devem gostar de pensamento analítico, mas também devem ser solucionadores de problemas criativos. À medida que essa carreira se torna mais central, mais instituições de ensino superior estão respondendo oferecendo cursos e especializações em áreas como redes de computadores e segurança da informação, ciência da computação aplicada e ciência da computação e inovação. É possível fazer cursos virtuais para essa area.

Como esse campo está mudando rapidamente, aqueles que desejam garantir as melhores posições devem acompanhar essas mudanças procurando e participando de cursos de ponta, educação continuada e certificação.

Profissões e carreiras do futuro nº 3: Energias alternativas

Não diga adeus ao petróleo e gás ainda, mas energias alternativas, como energia eólica, energia do hidrogênio, energia geotérmica e energia solar criarão dezenas de novas profissões no futuro, de mecânicos e gerentes de fábricas a cientistas, engenheiros e até profissionais de vendas e marketing, à medida que essas energias se tornam mais populares.

Habilidades de energia alternativa

Aqueles com mentes científicas que gostam de pesquisar e se preocupam com o futuro da Terra são bons candidatos para uma carreira em energia alternativa.

Então, à medida que esse campo se torna mais popular, faculdades e universidades estão oferecendo diplomas de bacharelado e até MBAs em energia verde. Então é possível fazer até mesmo um curso virtual para essa área e se desenvolver nesta profissão do futuro.

 

 

 

 Profissões e Carreiras do futuro nº 4: Direito Internacional

À medida que a ênfase em negócios e comércio global cresce, as organizações procuram indivíduos que tenham educação, experiência e habilidades para navegar em áreas como direito internacional, códigos tributários, regulamentos trabalhistas e ambientais e até mesmo ética.

Habilidades em direito internacional

Indivíduos que desejam aproveitar esta tendência precisarão de um diploma de direito com ênfase em direito internacional. Excelentes habilidades de comunicação, bem como conhecimento e / ou fluência em um ou mais idiomas também ajudam.

Quem segue esse caminho também deve estar disposto a morar em diversos países ao longo de sua carreira, pois essa será uma tendência futura. É possível fazer curso virtual para essa área, o que inclui pós graduações.

 

 

Profissões e carreiras do futuro nº 5: Criação de conteúdo

Então à medida que o marketing se torna baseado na educação e menos nas vendas, a demanda por redatores de negócios especializados em blogs, boletins informativos, artigos para sites, relatórios especiai, etc, também aumentará.

Habilidades de criação de conteúdo

Não existe uma educação típica para profissionais especializados em criação de conteúdo. A maioria possui, pelo menos, o diploma de bacharel, com formação complementar em áreas de especialização. Existem diversos cursos virtuais voltados para marketing e criação de conteúdo, especificamente.

Além disso, os indivíduos nesta área devem ter boas habilidades de comunicação e escrita e ser altamente criativos e originais. Eles também devem ser automotivados e autodisciplinados para cumprir os prazos.

Profissões e carreira do futuro nº 6: Marketing

O aumento da competição e o desejo das empresas de encontrar novas formas de diferenciar seus produtos e serviços garantirão que os profissionais de marketing sejam mantidos em alta demanda.

No entanto, como as tendências e estratégias mudam com o tempo, aqueles que podem demonstrar que estão acompanhando a estratégia estarão melhor posicionados.

Bom, diante da realidade que estamos e o que nos reserva o futuro é natural surgirem medos. Entretanto, o que resta a cada um é uma preparação para os novos desafios, buscando conhecimento e pensando além. Esperamos que esse conteúdo tenha lançado luz e ajudado vocês nesse percurso.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp