fbpx

Quais as melhores faculdades do Brasil

Hoje existem uma infinidade de faculdades em todo o Brasil, com diversos cursos. Com tantas opções pode ficar difícil decidir quais as melhores faculdades do Brasil.

Além das faculdades existem também as universidades. Se você sempre achou que ambos os termos tratassem da mesma coisa, saiba que existe diferença e vamos falar dessas diferenças para vocês.

Diversidade de ensino

Essa é a primeira diferença básica entre faculdade e universidade. Uma faculdade centra-se em um ramo do saber. Uma faculdade de ciências exatas, por exemplo, oferecerá cursos e eventos voltados a toda vertente dessa área.

Já as universidades têm uma aplicação muito mais vasta e diz respeito a um conjunto de faculdades. Por abrigar essa diversidade de faculdades as universidades possuem mais facilidade em desenvolver atividades interdisciplinares conectando um curso a outro.

Ensino, pesquisa e extensão

Ensino pesquisa e extensão são três pilares do ensino superior. Todos os conteúdos teóricos que são abordados durante o curso são caracterizadas no aspecto ensino,  já a formação científica profissional do aluno é considerado pesquisa, enquanto todo o contato com o mundo profissional diz respeito ao aspecto extensão do ensino superior.

A diferença é que na universidade é um item essencial de se existir, já nas faculdades eles são facultativos e, portanto, sua produção nesses tipos de estabelecimento é reduzida.

Infraestrutura

as melhores faculdades

Uma vez que é universidade possui um conjunto de faculdades dentro de si, consequentemente existem mais alunos e uma administração mais completa, por isso é necessário uma infraestrutura mais eficiente e que seja capaz de suprir todas as necessidades decorrentes de sua atividade.

É comum encontrar universidades com diversos laboratórios, bibliotecas, salas de informática, etc.

É por isso que as universidades possuem uma localização mais distante devido a necessidade física para instalação de toda sua infraestrutura. As faculdades por sua vez, podem contar com uma estrutura mais compacta e por isso possui mais opções de localização.

Formação do corpo docente

as melhores faculdades do brasil

A formação do corpo docente também é um requisito diferencial de faculdade para universidade. Enquanto as faculdades possuem obrigatoriedade de 1/3 de seu quadro docente ser formado por especialistas, as universidades também possuem essa proporção, entretanto, o que diferencia é que a obrigatoriedade é para mestres e doutores.

Em muitos casos também pode-se observar que as faculdades preparam o aluno exclusivamente para o mercado de trabalho, enquanto as universidades também podem focalizar na carreira acadêmica.

Um outro ponto muito interessante também é que as universidades possuem autonomia para criar novos cursos enquanto as  faculdades podem fazer isso somente com o aval e autorização do ministério da educação.

Bom, agora que você já sabe a diferença entre faculdade e universidade vamos falar sobre as melhores faculdades existentes no Brasil, iremos incluir também as universidades em nosso rol, tudo bem?

Universidade de São Paulo (USP) é a primeira da lista de melhores faculdades do Brasil

USP é uma universidade pública que oferta cursos em diversas áreas de conhecimento. Os alunos que desejam estudar na USP devem prestar vestibular da fuvest  ou fazer o Enem e concorrer a uma vaga através do sistema de seleção unificada.

A FUVEST é a fundação universitária para o vestibular, e um dos meios de ingresso a USP, conforme mencionado. A prova é realizada todo ano seguindo normas que podem ser acessadas através do site da FUVEST.

Se tratando do sistema de seleção unificada, que é o sistema do ministério da educação, é um programa que possibilita acesso a diversas instituições públicas de ensino superior, o que inclui a USP.

Tanto através do vestibular da fuvest quanto através do sistema de seleção unificada é possível ingressar com políticas de cotas sociais e raciais onde há uma reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e que estudaram em escola pública.

Caso o aluno estude em outra universidade e deseje passar a estudar na  USP, também é possível, através de uma transferência externa onde o processo é realizado pela FUVEST.

Além disso é possível se matricular em disciplinas isoladas na USP, o chamado aluno especial de graduação.

Os cursos da USP estão distribuídos em oito cidades do Estado de São Paulo sendo elas São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Ribeirão preto, Piracicabana, Pirassununga e Santos.

Existe uma infinidade de cursos ofertados pela instituição. Além disso é oferecido um programa de permanência estudantil onde tem o objetivo de ajudar alunos que passam por dificuldades econômicas. O programa fornece um apoio moradia auxílio-alimentação, auxílio livros, auxílio manutenção e auxílio transporte.

Universidade estadual de Campinas (Unicamp) ocupa uma boa posição nas melhores faculdades do Brasil

Esse é uma universidade pública presente em São Paulo e fundada em 1962. A Unicamp tem um direcionamento voltado para pesquisa e já formou milhares de estudantes de graduação e pós-graduação.

A lista de ofertas para cursos na universidade corresponde a 70 especificamente, que possuem períodos integrais e noturnos. O principal campo da universidade extensão Paulo mas existem também Campos em outros municípios.

Para ingressar na universidade existem algumas formas. A principal maneira de estudar na Unicamp é prestando vestibular da própria instituição que é aplicado pela comissão permanente para os vestibulares (COMVEST). Tal vestibular é composto por duas fases.

Além do vestibular da própria universidade é possível ingressar por meio da nota do exame nacional do ensino médio (ENEM( através do site COMVEST.

Existe também o vestibular indígena que é uma modalidade exclusiva para pessoas de etnias indígenas, 90% das vagas são reservadas para esse público.

Além disso, existe o vagas olímpicas que são destinadas a estudantes que foram premiados em olimpíadas ou alguma outra competição de conhecimento.

Outro meio de ingressar na Unicamp é através de programa de formação interdisciplinar superior, o  PROFIS. Essa modalidade é voltada para estudantes que estudaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas, ao todo são oferecidas cerca de 120 vagas.

Universidade federal do Rio de janeiro

(UFRJ)

Universidade federal do Rio de janeiro é considerada a maior universidade federal do Brasil e possui um centro de ensino e pesquisa de excelência reconhecido em todo mundo.

A universidade desempenha suas atividades desde 1792. Devido ao seu longo período de história, sendo a primeira universidade federal do país, a UFRJ foi modelo para as demais universidades.

A universidade se localiza na cidade do Rio de janeiro mas também possui Campos em outros 10 municípios.

O ingresso na universidade pode ser realizada por meio de vestibular, através de transferência externa e também por meio de convênios internacionais. O vestibular ou concurso para ingressar na universidade era aplicado pela fundação cesgranrio, entretanto, houve uma alteração e a universidade criou seu próprio concurso vestibular.

Também é possível ingressar na universidade através do exame nacional do ensino médio utilizando o sistema de seleção unificada. Com todo seu renome, história e excelência a universidade federal de Rio de janeiro é a mais procurada no SISU.

Universidade federal de Minas gerais (UFMG)

Quais as melhores faculdades do Brasil

Criado em 1927, atual universidade federal de Minas gerais, era chamada somente de universidade de Minas gerais. Era uma universidade privada subsidiada pelo Estado que surgiu através da união de quatro escolas de nível superior que eram a faculdade de direito, a escola livre de odontologia, a faculdade de medicina e a escola de Engenharia.

Então em 1949 a universidade foi federalizada e em 1965 passou a ofertar cursos gratuitos.

A universidade atende milhares de alunos em cursos de graduação e pós-graduação, educação básica e técnicas.

Fundação Getúlio Vargas (FGV) é um faculdade privada listada nas melhores do Brasil

A fundação Getúlio Vargas é uma instituição privada de ensino superior que possui a melhor avaliação do ministério da educação, sendo eleita a melhor faculdade particular do Brasil.

A instituição é excelência em ensino, pesquisa, assessoria técnica e formação de liderança. Oferta cursos de graduação, mestrado e doutorado.

O melhor centro de conhecimento, FGV, foi fundada em 1944 e é referência até os dias atuais.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp