fbpx

Temas de TCC: dicas de como escolher

O trabalho de Conclusão de curso, item obrigatório para a maioria dos cursos de graduação e pós graduação, é uma atividade que causa aflição em muitos alunos que estão na reta final dos seus estudos. Então vamos dar algumas sugestões de como escolher  temas para TCC, interessantes,, mas antes disso vamos analisar e conhecer algumas expressões e o que significa o TCC propriamente dito.

O que é um Trabalho de conclusão de curso?

O TCC é um item obrigatório e indispensável para a maioria dos alunos que desejam concluir seu curso de graduação os de pós graduação, isso indica que é necessário apresentar esse trabalho para só então poder colar grau.

A existência do TCC não é de agora, a prática remonta o período de 1983 e então se propagou por várias instituições de ensino, até ser um requisito obrigatório para os cursos regulamentados pelo Ministério da educação.

Esse processo de preparação e apresentação do trabalho de conclusão do curso é somente cobrado no final do curso escolhido.

Em que consiste o TCC?

Basicamente é um conjunto de muita pesquisa e elaboração de dissertação acerca de um tema para o TCC.

Então para conseguir cumprir e fazer todo o seu trabalho, os alunos precisam estar comprometidos e buscar conhecimentos durante todo o período que perdurar sua graduação. Isso inclui leitura de materiais, livros, pesquisas, etc.

As instituições possuem uma certa liberdade para poder estabelecer suas regras e procedimentos a serem adotados na elaboração e apresentação da atividade.

O modelo das obras escritas, conforme ocorrem nas graduações, e as teses e dissertações conforme feitas nos cursos de mestrado e doutorado, consistem em apresentação de forma oral para uma banca de avaliadores.

À medida que o aluno disserta sobre sua pesquisa são observadas algumas competências como oralidade em si, e domínio sobre o tema, o que configura uma autoria, de fato, acerca do material que fora preparado.

temas para tcc

O tema para o TCC que o aluno irá apresentar é de sua livre escolha, entretanto, são observados alguns aspectos, a saber: relevância do conteúdo com o curso; afinidade com o tema;  existência de bibliografias para atestação e preparação e presença de inovação.

De uma forma geral a pesquisa científica consiste em identificar algum tipo de problema e então buscar resoluções com base em pesquisas. Vários dados são utilizados para se chegar a uma resposta como, por exemplo, informações que foram coletadas e informações de terceiros. Todos esses dados são compilados no trabalho.

Normas ABNT

Mas não basta apenas compilar os dados, eles devem seguir um padrão específico. O padrão dos Trabalhos de Conclusão de curso são descritos na Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.

Apesar de ser trabalhoso e causar medo em muitos alunos, não é necessário se desesperar, as regras e normas que devem ser seguidas são amplamente divulgadas e podem ser consultadas para então aplicar na sua atividade acadêmica.

Etapas e escolha de temas para TCC

Etapas e escolha de temas para TCC

O trabalho de conclusão de curso compreende duas etapas. Falaremos agora sobre elas.

TCC1

Essa etapa diz respeito ao processo de inscrição e a defesa do projeto de pesquisa do aluno.  É nessa etapa que o aluno, em conjunto com o seu professor, definirá o orientador do projeto e então assinará o termo de compromisso. Depois, em torno de 15 dias será apresentado ao professor uma pesquisa de conhecimentos adquiridos. Todo esse processo será realizado com ajuda do orientador.

Além disso, haverá ainda nesse período o plano de trabalho, o qual será executado no TCC2.

TCC2

O trabalho de conclusão de curso 2 trata da execução do projeto. A apresentação consistirá em uma monografia que possui 40 páginas.

Em um mês antes da defesa o aluno apresentará um termo de defesa do trabalho onde será definido os profissionais que irão compor a banca examinadora para qual o aluno apresentará seu trabalho de conclusão de curso.

Escolher o tema para o TCC pode ser uma etapa muito difícil, pensando nisso vamos dar algumas dicas valiosas de como você pode fazer isso.

Como escolher temas de TCC

melhore temas para tcc

Descubra as expectativas da sua instituição em relação ao seu trabalho de conclusão de curso e escolha bem dentre os temas para TCC

Ao se iniciar a matéria do TCC comumente você recebe um manual desse trabalho, nele você poderá obter a informação do que a instituição espera encontrar no seu trabalho. Mas se por algum motivo você não recebeu, verifique com a faculdade essas informações básicas.

Tendo isso em mente você irá garimpar bastante e lapidar o conteúdo que encontrou na internet para que esteja em total relevância.

Então você irá diminuir consideravelmente as opções de temas, isso porque irá fazer uma análise daquilo que se encaixe e o que não, do que pode ser adaptado dentro dos critérios mínimos. Mas o primeiro passo é escolher um dos temas para TCC.

Escolha um orientador que você tenha certo grau de intimidade e proximidade para ajudar na escolha dos temas para TCC

Escolher um orientador que tenha intimidade irá te ajudar a sentir liberdade de explorar temas e expor sua opinião. Também as coisas irão se encaixar melhor. Mas, além disso, escolha também alguém que tenha domínio sobre o assunto que irá escrever.

Se sabe que certo professor é especialista em um assunto, ele vai te ajudar muito na escolha do tema do TCC.

Um bom orientador é criterioso e, de certa forma, exigente. Será sincero quanto a melhorias necessárias e lançará luz sobre o assunto e seu trabalho.

Caso sua faculdade não disponha de orientadores e não faça esse processo, você não precisa entrar em desespero. Existe a possibilidade de buscar ajuda e contar com o apoio de um orientador online.

Escrever sobre algo que você conhece acaba se tornando um tema simples de TCC

Se você já trabalha em uma determinada área, por que não falar sobre ela? Além disso, você pode escolher como tema de TCC algo que você tenha gostado ou que esteja presente na sua rotina.

Falar sobre algo que você tem intimidade e domina é uma ótima dica, isso torna as coisas mais fáceis. Isso não quer dizer que você não terá trabalho nenhum, a elaboração de um TCC exige esforço, mas pode ter certeza que se tornará muito mais leve a preparação e a escolha do tema de TCC.

Bom, quer alguma dicas reais e práticas de possibilidades de temas de TCC? Vamos lá, vamos dar alguns exemplos.

Exemplos práticos de temas para TCC

Se tratando de Direito os temas de TCC podem incluir filosofia do direito, ciência do direito, direito civil, etc.

Na área de pedagogia é possível abordar temas de TCC como metodologias de ensino, filosofia da educação, etc.

Além disso, no que se refere a administração os temas de TCC podem ser relacionados a gerenciamento de pessoas, estratégias de marketing e outros assuntos atrelados ao aspecto comunicação.

Dicas finais

Bom, essas dicas citadas podem contribuir para facilitar a escolha do tema de TCC e tornar o processo menos pesado. Sabemos que essa fase final do curso é permeada por desafios, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso com todas as suas etapas é um desses desafios.

Uma boa dica é procurar explorar ao máximo a sua área de formação. Contar com apoio e ajuda de outros pode ser benefício.

Veja e conheça a realidade do dia a dia dia profissionais da sua área.

Além disso, você pode ser uma pessoa bastante observadora e fazer análises de pontos de melhorias e problemas que tenha notado. O TCC é baseado em uma construção de uma pesquisa, geralmente tem um problema como base e são destrinchadas respostas usuais e inteligentes dentro dessa problemática. Explore todos os meios que puder, implemente e não tenha medo.

Sobretudo, mantenha a calma e saiba que com o esforço necessário, com ajuda e apoio o seu trabalho de conclusão de curso, desde a escolha do seu tema até a finalização, será um sucesso.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp